A economia foi buscar na biologia o termo que batizou um modelo que está transformando para melhor vidas e negócios. A palavra é ecossistema, um meio em que há o equilíbrio e a cooperação dos seres vivos, de forma que todos tenham a sua sobrevivência assegurada. Quando falamos em gestão, o propósito é justamente esse, de construir uma rede de fomento e apoio.

No Norte Pioneiro, o ecossistema de inovação está mexendo positivamente com empresas e trabalhadores. A iniciativa ganhou, inclusive, uma premiação nacional no começo de março deste ano.

Em entrevista à FOLHA, a presidente da ASRINP (Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro), Angélica Cristina Cordeiro Moreira, explicou que o maior legado da consolidação do ecossistema é a formação de uma governança que atinge universidade, empresários, governos e entidades. "Até então, todos trabalhavam, mas de forma isolada. Aí não conseguíamos avançar, principalmente no quesito da inovação”, lembra.

LEIA TAMBÉM: Startup londrinense recebe investimento de R$ 3 mi

Um dos objetivos desse trabalho em conjunto é reduzir indicadores regionais negativos dos municípios do Norte Pioneiro, entre eles, a evasão de jovens para grandes centros. O consultor do Sebrae Odemir Capello, que também conversou com a FOLHA, avaliou de forma positiva os progressos do ecossistema de inovação na região e ressaltou que o principal objetivo é que o modelo traga uma perspectiva de mudança, trabalhando as potencialidades e gerando oportunidades.

A busca pela inovação não é de hoje, mas podemos dizer que a pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital e mostrou a potencialidade e crescimento das empresas e líderes que buscavam soluções inovadoras para os seus negócios.

Inovar é um desafio que envolve mudança de paradigmas e modernização de gestões e de processos. Trata-se de uma mudança estrutural nas empresas e organizações e também de atitudes individuais, pois agora cada um está sendo convocado a reconhecer e desenvolver suas habilidades inovadoras.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!

Veja outros editoriais da FOLHA:

- A boa notícia veio da geração de empregos

- A flexibilização no uso de máscaras

- O aumento da pobreza extrema

- Tiros no shopping

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.