| |

Norte Pioneiro 5m de leitura

IBGE coleta dado sobre setor agropecuário de Ribeirão Claro

ATUALIZAÇÃO
14 de novembro de 2017

Reportagem Local
AUTOR

Grupo de recenseadores foi recebido pela equipe da Emater



Desde o início deste outubro, recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) coletam dados sobre o setor agropecuário em Ribeirão Claro. As informações vão integrar o Censo Agro, que é o principal e mais completo levantamento sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola do País. Na última quinta-feira (19), o grupo visitou o escritório da Emater e conversou com a técnica responsável, Denise Lutgens Rizzo e o vereador Aguinaldo Teles.

A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando dados sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animas de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Os dados serão coletados por meio do preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor referentes ao período de 1º de outubro de 2016 a 20 de setembro de 2017 para Brasil, grandes regiões, unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal de todo o País. A partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa em todo o território nacional.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS