| |

Norte Pioneiro 5m de leitura

‘É o nosso futuro que está em jogo’

ATUALIZAÇÃO
18 de setembro de 2012


AUTOR

Como parte da campanha pelo voto consciente, a Justiça Eleitoral organizou uma série de visitas às escolas de ensino médio em Cornélio Procópio para que os jovens que vão votar pela primeira saibam como funciona a urna eletrônica.
Todo trabalho é feito por uma equipe de voluntários, acompanhada pelo chefe do cartório eleitoral, Plínio Neves Angieuski. ''Nós achamos que isto, além de estimular o jovem a votar, vai ajudá-lo a refletir sobre a importância do voto e sobre o futuro dele, inclusive'', justifica.
Os estudantes são chamados por turma a um pátio da escola, onde uma professora voluntária entrega uma folha para os alunos com nomes fictícios que simbolizam os candidatos e explica o que eles devem fazer.
O jovem Emedson Salles Junior, de 17 anos, que faz o terceiro ano do ensino médio, considera válido este tipo de iniciativa da Justiça Eleitoral. Esta foi a primeira vez que ele viu uma urna eletrônica de perto. ''Acho que isso ajuda muita gente a perder a ignorância que ainda tem e aprender a votar em quem é correto e não ser corrompido'', afirma.
A estudante Jacqueline da Fonseca Sertório, também de 17 anos e do terceiro ano do ensino médio, diz que é importante o jovem com idade entre 16 a 18 anos participar do processo eleitoral, mesmo com o voto sendo facultativo para eles. ''O jovem precisa estar consciente que este é um direito nosso e que o nosso futuro que está em jogo'', enfatiza.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS