| |

Geral 5m de leitura

Professores e servidores de escolas estaduais aprovam suspensão de greve

ATUALIZAÇÃO
14 de julho de 2019

Laís Taine - Grupo Folha
AUTOR

Neste sábado (13), em assembleia convocada pela App-Sindicato, os professores e servidores da rede estadual de ensino votaram pela suspensão da greve. A decisão veio um dia após a divulgação da nova proposta anunciada pelo governador Ratinho Junior. Servidores afirmam que a proposta ainda é insuficiente e que retomarão as discussões em nova assembleia marcada para o dia 10 de agosto, cinco dias após o retorno do recesso da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). O objetivo é que neste período se instaure uma comissão para debater a questão dos funcionários em regime PSS, que não foi contemplada no novo documento.

Trabalhadores da educação pública do Paraná votam por suspensão da greve
 

A votação contou com mais de dois mil professores e funcionários reunidos em frente ao Palácio do Iguaçu, em Curitiba.

“A maioria compreendeu que a greve foi um movimento vitorioso pela organização da categoria e a unidade dos servidores. Discordamos dos números do governo e vamos continuar acompanhando a evolução da receita que já apresenta crescimento”, avalia o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão. Com a nova decisão, os trabalhadores da educação básica retornam às atividades na segunda-feira (15) e irão debater com o Seed (Secretaria da Educação) um calendário de reposição das aulas.

“Nós vamos continuar na luta nas próximas três semanas, aguardar a abertura da Alep e acompanhar para que nesse primeiro dia já seja enviado o projeto de lei da data-base e retire o PLC 04/2019, que aborda o congelamento da carreira nas categorias”, afirma Marlei Fernandes, uma das coordenadoras do FES (Fórum das Entidades Sindicais do Paraná). 

O objetivo é acompanhar o projeto sobre a reposição salariam e o andamento de outros pontos das negociações. Fernandes também afirma que na assembleia já marcada para o dia 10 de agosto, os servidores podem ou não votar pelo retorno da greve. “Nós vamos instaurar uma comissão que vai debater a questão dos funcionários em regime PSS para que já se tenha imediatamente um resultado sobre isso”, acrescenta. 

LEIA MAIS
Governo divulga proposta de reajuste; servidores realizam assembleias

UEL 

A greve unificada dos servidores teve início no dia 25 de junho e foi convocada pela FES.

Os sindicatos de outras categorias também estão se mobilizando para discutir a proposta do governo, convocando assembleias a serem realizadas em diferentes datas.

O Comando Unificado do Sindiprol, que representa os professores da UEL,  vai se reunir nesta segunda-feira para agendar a apresentação de proposta aos servidores e então definir uma posição sobre a suspensão ou não da greve.

A Assuel, representante dos servidores da UEL e HU, pretende discutir a proposta na terça-feira (16), mesma data da assembleia do Sindipol-Polícia Civil.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS