A Prefeitura de Londrina decidiu endurecer ainda mais o combate à transmissão do novo coronavírus na cidade. Dentre as novidades comunicadas ao vivo nas redes sociais, está a suspensão a partir desta sexta-feira (28) de todas as obras públicas e privadas no âmbito do município, como a construção do viaduto da avenida 10 de Dezembro e a duplicação da avenida Faria Lima. Até o momento destes anúncios, no início da tarde desta terça-feira (24), Londrina contabilizava três casos confirmados do covid-19 e mais de 200 estão em investigação. Já o número de casos no Paraná subiu para 70, dez a mais do que nesta segunda-feira, conforme boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

.
. | Foto: Roberto Custódio - Grupo Folha

Segundo o secretário de Obras e Pavimentação de Londrina, João Verçosa, as empresas terão tempo hábil para se prepararem para esta paralisação durante esta semana. No entanto, algumas já não estavam conseguindo operar normalmente por conta da falta de materiais. Verçosa também explicou que técnicos da pasta vão realizar medições para se avaliar em qual etapa as obras públicas estão sendo suspensas.

LEIA TAMBÉM:

Professores de Londrina lançam plataforma gratuita de aulas para vestibulandos

Maringá oferece atendimento psicológico por telefone na quarentena

“Já não havia toda a capacidade de execução. Essas obras dependem do fornecimento de insumos, uma usina de asfalto estava fechada, por exemplo. Não tem como desenvolver este trabalho. O nosso objetivo é justamente proteger os funcionários”, garantiu.

Além disso, o prefeito Marcelo Belinati (PP) confirmou que o município vai estender o alcance do decreto 346/2020, publicado na semana passada, que suspendeu as atividades do comércio exceto serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias entre outros. Agora, indústrias que não desempenham atividades ligadas ao setor da saúde, alimentação ou produção de materiais hospitalares também terão que interromper as atividades. Postos de gasolina, mercados, empresas de segurança pública e privada e fornecedores de produtos de limpeza, higiene pessoal, bem como confecções de vestuário hospitalar deverão continuar operando normalmente.

Questionado se o município avalia a possibilidade de usar força policial para impedir a circulação de pessoas nas ruas, conhecido como toque de recolher, Belinati explicou que esta medida ainda não é cogitada. “Todas as possibilidades estão sendo analisadas por esse grupo de trabalho e a equipe de vigilância epidemiológica. No momento não existe nada neste sentido, mas todas as medidas são avaliadas dia a dia”, ponderou.

Durante a entrevista coletiva, Belinati também afirmou que a prefeitura vai proibir que padarias e postos de gasolina ofereçam mesas e cadeiras de modo a limitar ainda mais possíveis aglomerações, o que ainda "está acontecendo", avaliou o prefeito. Haverá também a proibição da circulação de crianças em mercados e padarias.

“Estamos observando e já vínhamos pedindo, este é um momento de solidariedade, não é para a mãe ir ao mercado e levar os filhos. Assim, ele está correndo o risco de ser contaminado e passar para os avós e outros familiares. É preciso escalar uma pessoa para a fazer as compras”, ratificou.

Questionado, o prefeito afirmou que a Secretaria Municipal de Fazenda vai divulgar ainda nesta semana um estudo com um planejamento para a isenção tributária solicitada pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) para amenizar o impacto financeiro da queda de atividade econômica no município. “Nós vamos ter que fazer um grande pacote econômico para que Londrina possa atravessar esse momento de crise. É importante falar que Londrina tem uma das prefeituras mais equilibradas do Brasil, só que há uma crise que vai se formar”, lamentou.

Em seguida, também esclareceu que o município não deve anunciar o fechamento total da cidade. “Algumas cidades falaram, mas não tem como se controlar isso, o que percebemos é que já diminuiu muito, quase não tem o movimento, os próprios aeroportos e rodoviária", avaliou.

A Secretaria Municipal de Saúde convocou outra entrevista coletiva para a final da tarde desta terça.

LEIA MAIS:

Paraná totaliza 70 casos confirmados de coronavírus; Londrina tem 209 em investigação

Secretaria da Saúde alerta sobre golpe do teste domiciliar do covid