Deste terça-feira (24), a Prefeitura Municipal de Maringá (Noroeste) passou a oferecer o plantão de acolhimento psicológico via telefone aos moradores que se sentem impactados emocionalmente pelo isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. O atendimento conta com 30 psicólogos das UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade e, somente na manhã de lançamento da ferramenta, mais de 30 pessoas ligaram em busca do serviço.

Imagem ilustrativa da imagem Maringá oferece atendimento psicológico por telefone na quarentena
| Foto: Divulgação

“Com o isolamento social, muitas pessoas estão em pânico, ansiosas e até deprimidas por conta da situação do covid-19 e a nós pensamos que poderíamos oferecer esse suporte psicológico”, afirma a gerente de saúde mental, da secretaria de Saúde de Maringá, Maria Heloísa Cella. O serviço é oferecido das 7h à 1h da manhã e contará com uma equipe de cinco a sete psicólogos por turno, que ficarão disponíveis para toda a população que sentir a necessidade de um suporte.

No primeiro horário de funcionamento da ferramenta, cinco pessoas ligaram em busca de assistência. “Isso às 7h da manhã. Então a gente percebe a necessidade de as pessoas terem esse suporte emocional”, argumenta.

A proposta é oferecer apoio e também orientar sobre as atividades que essas pessoas podem realizar em casa. “Vamos pensar, com essas pessoas, quais as opções elas têm dentro de casa, o que poderiam tentar fazer, porque às vezes elas estão tão ansiosas e angustiadas que não conseguem perceber o que têm dentro daquele espaço para realizar algo de bom para si e para a família”, defende.

SERVIÇO - O número para o Acolhimento Psicológico é (44) 3309-4700.