|
  • Bitcoin 121.475
  • Dólar 5,0599
  • Euro 5,2211
Londrina

Geral

m de leitura Atualizado em 27/06/2022, 02:09

Obras de revitalização do Zerão começam nesta segunda

Proposta do projeto RevitalizARTE é transformar a estrutura do anfiteatro em um centro multicultural

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 27 de junho de 2022

Vítor Ogawa - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha
menu flutuante

O projeto RevitalizARTE, cuja proposta é transformar a estrutura do anfiteatro do Zerão, na região central de Londrina, em uma galeria a céu aberto e em um centro multicultural, foi lançado oficialmente no domingo (26) à tarde. As obras devem começar nesta segunda-feira e incluem reparos nas escadarias e grelhas, além da parte estrutural. 

Idealizado pelo sargento da PM (Polícia Militar) Victor Santana, projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do governo federal e já deveria ter sido iniciado. "Era para termos começado as obras no ano passado, mas tivemos alguns atrasos em função da pandemia da Covid. Hoje, com a vacinação e a liberação por parte dos órgãos municipais e estaduais, a gente conseguiu dar início a este projeto", explicou.

Segundo ele, os trabalhos se estenderão até o fim do ano e a revitalização será entregue oficialmente em 10 de dezembro, quando está prevista a realização de uma grande exposição artística. Santana adiantou que o projeto prevê uma obra de arte com 500 metros quadrados, que será pintada na infraestrutura do anfiteatro. "Teremos melhorias no local. Estamos felizes em viabilizar e começar esse trabalho aguardado por nós e por toda a população londrinense."

De acordo com o idealizador do projeto, o valor total é de R$ 590 mil. Até agora foram captados R$ 140 mil, via Lei de Incentivo à Cultura.  

Idealizado pelo policial militar, sargento Victor Santana, ele explicou que o projeto deveria ter sido iniciado em 2019. Idealizado pelo policial militar, sargento Victor Santana, ele explicou que o projeto deveria ter sido iniciado em 2019.
Idealizado pelo policial militar, sargento Victor Santana, ele explicou que o projeto deveria ter sido iniciado em 2019. |  Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha
 

Para o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan, que foi um dos responsáveis pela articulação do projeto na Prefeitura de Londrina, a obra será muito importante para o turismo de eventos. “É muito importante ver esse espaço histórico de Londrina ser revitalizado, pois a população não só da nossa cidade como também de toda a região terá um lugar aconchegante para curtir com a família." O projeto RevitalizARTE  possui14 apoiadores e 6 patrocinadores diretos.

O Anfiteatro do Zerão foi inaugurado em 1988. A construção durou um ano. Toda a área de lazer tem 1.050 metros quadrados. 

LEIA TAMBÉM:

+ Campeonato de paraquedismo 'agita' o céu de Londrina

+ Brasileiros estão entre os que mais apoiam acolhimento a refugiados

''LOCAL DE ACOLHIMENTO'

O eletricista Rafael de Souza dos Santos, 31, é um dos frequentadores do espaço e não vê a hora de ver o local transformado. "O anfiteatro está precisando dessa revitalização, porque é uma parte turística da cidade. Tudo está muito sujo, porque o povo descarta o lixo em qualquer lugar. Depois de revitalizar, a prefeitura precisa colocar a Guarda Municipal no local. Se tivessem dado a devida atenção antes, ele não estaria abandonado", declarou.

O eletricista Rafael de Souza dos Santos não vê a hora de ver o local transformado. O eletricista Rafael de Souza dos Santos não vê a hora de ver o local transformado.
O eletricista Rafael de Souza dos Santos não vê a hora de ver o local transformado. |  Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha
 

O vendedor Matheus Luiz Giovanni, 23,  mora a 50 passos do anfiteatro e relata que frequenta o espaço diariamente. "Aqui praticamente é o quintal de casa. Essa revitalização é importante para as novas gerações conhecerem o espaço. Aqui é um local de acolhimento, de identificação e um espaço cultural que representa um abraço. Eu geralmente estou nas batalhas de rap, realizadas na sexta-feira e até gosto da estética do grafitti, que indica que o espaço está ocupado, mas há espaço para a implantação de mais lixeiras para ter uma limpeza maior do local." 

Os amigos Matheus Luiz Giovanni e Francine Fermino Reis gostam de assistir as batalhas de rap realizadas no espaço. Os amigos Matheus Luiz Giovanni e Francine Fermino Reis gostam de assistir as batalhas de rap realizadas no espaço.
Os amigos Matheus Luiz Giovanni e Francine Fermino Reis gostam de assistir as batalhas de rap realizadas no espaço. |  Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha
 

Sua amiga, a modelo Francine Fermino Reis, 33, ressaltou que a revitalização é importante para perpetuar o espaço frequentado por muitas pessoas e que faz parte da história de muita gente. "Hoje o espaço tem bancos quebrados e a escadaria também precisa de revitalização. Aqui há o contato com a natureza e as pessoas se sentem vivas. A revitalização ajudará a compartilhar algo bom."

VOLTA DOS SHOWS

Mais do que reformar estruturalmente, a professora Adevanir de Fátima Garbuzio, 50, sugere que se revitalize a cultura na cidade. "Antes, muitas orquestras tocavam aqui, vários shows e atores famosos que se apresentavam aqui. Isso é muito importante para Londrina. Me marcou um show que assisti aqui do Almir Sater. Também vi orquestras sinfônicas de Maringá se apresentar aqui. Isso aqui lotava muito."

A professora Adevanir de Fátima Garbuzio assistiu shows memoráveis no local. A professora Adevanir de Fátima Garbuzio assistiu shows memoráveis no local.
A professora Adevanir de Fátima Garbuzio assistiu shows memoráveis no local. |  Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha
 

Para a professora, a reforma estrutural  é necessária. "E depois da reforma precisa aumentar a segurança, porque as pessoas estão com medo de frequentar aqui por causa dos assaltos. Com a revitalização quero muito trazer meus filhos aqui para passar um tempo bem gostoso aqui." 

(Com N.Com)

Imagem ilustrativa da imagem Obras de revitalização do Zerão começam nesta segunda Imagem ilustrativa da imagem Obras de revitalização do Zerão começam nesta segunda
|  Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha
 

***

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.