O projeto RevitalizARTE, cuja proposta é transformar a estrutura do anfiteatro do Zerão, na região central de Londrina, em uma galeria a céu aberto e em um centro multicultural, foi lançado oficialmente no domingo (26) à tarde. As obras devem começar nesta segunda-feira e incluem reparos nas escadarias e grelhas, além da parte estrutural.

Idealizado pelo sargento da PM (Polícia Militar) Victor Santana, projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do governo federal e já deveria ter sido iniciado. "Era para termos começado as obras no ano passado, mas tivemos alguns atrasos em função da pandemia da Covid. Hoje, com a vacinação e a liberação por parte dos órgãos municipais e estaduais, a gente conseguiu dar início a este projeto", explicou.

Segundo ele, os trabalhos se estenderão até o fim do ano e a revitalização será entregue oficialmente em 10 de dezembro, quando está prevista a realização de uma grande exposição artística. Santana adiantou que o projeto prevê uma obra de arte com 500 metros quadrados, que será pintada na infraestrutura do anfiteatro. "Teremos melhorias no local. Estamos felizes em viabilizar e começar esse trabalho aguardado por nós e por toda a população londrinense."

De acordo com o idealizador do projeto, o valor total é de R$ 590 mil. Até agora foram captados R$ 140 mil, via Lei de Incentivo à Cultura.

Idealizado pelo policial militar, sargento Victor Santana, ele explicou que o projeto deveria ter sido iniciado em 2019.
Idealizado pelo policial militar, sargento Victor Santana, ele explicou que o projeto deveria ter sido iniciado em 2019. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

Para o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan, que foi um dos responsáveis pela articulação do projeto na Prefeitura de Londrina, a obra será muito importante para o turismo de eventos. “É muito importante ver esse espaço histórico de Londrina ser revitalizado, pois a população não só da nossa cidade como também de toda a região terá um lugar aconchegante para curtir com a família." O projeto RevitalizARTE possui14 apoiadores e 6 patrocinadores diretos.

O Anfiteatro do Zerão foi inaugurado em 1988. A construção durou um ano. Toda a área de lazer tem 1.050 metros quadrados.

LEIA TAMBÉM:

+ Campeonato de paraquedismo 'agita' o céu de Londrina

+ Brasileiros estão entre os que mais apoiam acolhimento a refugiados

''LOCAL DE ACOLHIMENTO'

O eletricista Rafael de Souza dos Santos, 31, é um dos frequentadores do espaço e não vê a hora de ver o local transformado. "O anfiteatro está precisando dessa revitalização, porque é uma parte turística da cidade. Tudo está muito sujo, porque o povo descarta o lixo em qualquer lugar. Depois de revitalizar, a prefeitura precisa colocar a Guarda Municipal no local. Se tivessem dado a devida atenção antes, ele não estaria abandonado", declarou.

O eletricista Rafael de Souza dos Santos não vê a hora de ver o local transformado.
O eletricista Rafael de Souza dos Santos não vê a hora de ver o local transformado. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

O vendedor Matheus Luiz Giovanni, 23, mora a 50 passos do anfiteatro e relata que frequenta o espaço diariamente. "Aqui praticamente é o quintal de casa. Essa revitalização é importante para as novas gerações conhecerem o espaço. Aqui é um local de acolhimento, de identificação e um espaço cultural que representa um abraço. Eu geralmente estou nas batalhas de rap, realizadas na sexta-feira e até gosto da estética do grafitti, que indica que o espaço está ocupado, mas há espaço para a implantação de mais lixeiras para ter uma limpeza maior do local."

Os amigos Matheus Luiz Giovanni e Francine Fermino Reis gostam de assistir as batalhas de rap realizadas no espaço.
Os amigos Matheus Luiz Giovanni e Francine Fermino Reis gostam de assistir as batalhas de rap realizadas no espaço. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

Sua amiga, a modelo Francine Fermino Reis, 33, ressaltou que a revitalização é importante para perpetuar o espaço frequentado por muitas pessoas e que faz parte da história de muita gente. "Hoje o espaço tem bancos quebrados e a escadaria também precisa de revitalização. Aqui há o contato com a natureza e as pessoas se sentem vivas. A revitalização ajudará a compartilhar algo bom."

VOLTA DOS SHOWS

Mais do que reformar estruturalmente, a professora Adevanir de Fátima Garbuzio, 50, sugere que se revitalize a cultura na cidade. "Antes, muitas orquestras tocavam aqui, vários shows e atores famosos que se apresentavam aqui. Isso é muito importante para Londrina. Me marcou um show que assisti aqui do Almir Sater. Também vi orquestras sinfônicas de Maringá se apresentar aqui. Isso aqui lotava muito."

A professora Adevanir de Fátima Garbuzio assistiu shows memoráveis no local.
A professora Adevanir de Fátima Garbuzio assistiu shows memoráveis no local. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

Para a professora, a reforma estrutural é necessária. "E depois da reforma precisa aumentar a segurança, porque as pessoas estão com medo de frequentar aqui por causa dos assaltos. Com a revitalização quero muito trazer meus filhos aqui para passar um tempo bem gostoso aqui."

(Com N.Com)

Imagem ilustrativa da imagem Obras de revitalização do Zerão começam nesta segunda
| Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

***

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.