Imagem ilustrativa da imagem Governo do PR adia prova para professores temporários por uma semana
| Foto: Arnaldo Alves/AEN

A Seed (Secretaria Estadual de Educação) do Paraná decidiu adiar por uma semana a aplicação da prova presencial do PSS (Processo Seletivo Simplificado), para contratação de professores temporários para 2021. A medida foi anunciada um dia após o MP (Ministério Público) recomendar que o certame seja adiado até que os riscos da pandemia do novo coronavírus estejam sob controle.

Com o adiamento, a prova foi transferida de 13 para 20 de dezembro. A justificativa da Seed é que a alteração da data faz parte das medidas para conter a circulação do novo coronavírus no Paraná. Em todo o Estado, 47 mil professores se inscreveram para a avaliação, que será aplicada nas sedes dos 32 NREs (Núcleos Regionais de Ensino).

A prova foi alvo de protestos de professores temporários, que reclamam da aglomeração de pessoas nos locais onde será aplicada e, também, da taxa de inscrição – que variou de R$ 60 a R$ 105. Este é o primeiro ano que o governo estadual adota uma prova para selecionar servidores temporários.

A assessoria de imprensa da Seed afirma que o adiamento por uma semana não tem ligação com a recomendação do MP, que será respondida "dentro do prazo".

De acordo com a assessoria de imprensa da Seed, cerca de 40 mil dos 47 mil inscritos estariam aptos a passar pela avaliação. O órgão informa que a lista final dos candidatos com inscrição deferida e os locais de prova serão divulgados em breve.

LEIA TAMBÉM:
Professores da rede estadual protestam em frente ao Palácio Iguaçu

Em greve de fome, professores fazem assembleia

O edital do processo seletivo prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionar nas unidades do Estado em 2021, mas, na prática, ainda segundo o órgão oficial de comunicação, essas vagas devem ser ampliadas no decorrer do ano, chegando no mesmo patamar atual, das 20 mil vagas temporárias.

Além do adiamento da avaliação do PSS, o MP também orienta a suspensão das consultas às comunidades escolares para atribuição de diretores escolares em 2021, até que haja segurança em relação ao controle da pandemia do novo coronavírus. A consulta, entretanto, segue mantida, de acordo com a Seed.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Segundo o governo do Estado, serão tomadas todas as medidas de segurança e de higiene para a aplicação da prova. No dia da avaliação, os locais de teste serão higienizados previamente e terão álcool gel à disposição para manuseio de objetos.

Também será obrigatório o uso de máscara e todos os envolvidos vão passar por medição de temperatura na entrada. Os candidatos também vão receber orientações para o distanciamento social na chegada e as carteiras terão espaçamento mínimo de 1,5 metro.

Porém, segundo a recomendação do MP, o Setor Médico do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público analisou as medidas descritas pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), responsável pelo certame, e chegou à conclusão de que o plano de prevenção confeccionado “por si só, não assegura o cumprimento das medidas sanitárias para contenção da Covid-19”.

Procurado pela reportagem, o MP respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que aguarda a resposta oficial da Seed para se manifestar – o prazo dado foi de 72 horas a partir da notificação.