Imagem ilustrativa da imagem Golpe da Vacina? Links falsos simulam o cadastro para fila de vacinação e clonam celulares
| Foto: Isaac fontana/Framephoto/Folhapress

O cadastro para a vacinação de idosos e grupos de profissionais da saúde terá início nesta sexta-feira, dia 5, às 20h por meio do site da Prefeitura de Londrina. Alguns criminosos estão aproveitando essa informação para coletar dados e clonar celulares, criando links falsos que se passam pela página de cadastro ou afirmando poder localizar em qual unidade de saúde o cidadão receberá a vacina. Esses links circulam pelas redes sociais, como o WhatsApp. Pessoas desinformadas podem cair em um golpe e fornecer suas informações pessoais a criminosos, tais como endereço e número de documentos.

O secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, informou que a secretaria não faz comunicações via WhatsApp ou qualquer outro aplicativo similar. A orientação para manter a segurança na web é não clicar em links desconhecidos e atentar-se para mensagens sinalizadas como “Encaminhada” ou “Encaminhada com frequência” – isto é um sinal de que ela percorreu um longo caminho até chegar ao destinatário e podem ser derivadas de contas irregulares. O cadastro para vacinação em Londrina ocorrerá exclusivamente pelo site da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Saúde, e nenhuma outra página. Aqueles que necessitarem de ajuda para acessar o cadastro devem procurar auxílio junto a escolas da rede pública, as quais estarão disponibilizando esse serviço a partir de segunda-feira, dia 8.


Você vai gostar de saber também:

+ Existe punição para quem rouba ou compra dados?

+ Brasil criou várias ferramentas de monitoramento e cadastro

Apesar de não utilizar aplicativos, a secretaria pode entrar em contato com o indivíduo por meio de mensagens de SMS (Serviço de Mensagens Curtas, em livre tradução), mas apenas após o cadastro, já que a vacinação não é imediata a ele. "A vacinação depende da demanda e chegada das vacinas, então nesse primeiro momento estamos somente cadastrando os cidadãos no site. Com a disposição de vacinas as pessoas cadastradas irão receber um SMS que serão enviados ao número indicado, mas sem link algum para evitar que pessoas más intencionadas utilize da notificação para golpes” – alerta o secretário. Caso receber alguma mensagem que contenha link, Machado salienta que ela não é da secretaria, e completa: "Nossas mensagens somente avisam aos cidadãos cadastrados para retornarem ao site oficial e agendarem seus horários. No dia anterior da data agendada nova notificação será enviada apenas para lembrar o horário marcado. Importante ressaltar que as pessoas somente busquem informações em fontes oficiais"

+ Leia mais sobre o cadastro da vacina aqui

+ Se informe sobre clonagem de celulares aqui

+Saiba mais sobre vazamento e segurança de dados aBAIXO:

+ Seus dados estão a salvo de ataques cibernéticos?

+ Maior vazamento de dados da história do Brasil traz risco de golpes nunca antes visto para toda a população

*SUPERVISÃO DE pATRÍCIA MARIA ALVES (EDITORA)

Você pode gostar de saber:

+ WhatsApp clonado? Fizeram compras com seu CPF? Saiba o que fazer se você foi clonado

+ WhatsApp amplia segurança para versão web com bloqueio biométrico