A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina anunciou o início do cadastro de profissionais e trabalhadores de área médica e idosos a partir de 60 anos para a vacinação contra a Covid-19. O processo será feito na internet a partir do site da prefeitura e terá os links disponíveis também nas redes sociais, a partir das 20h, de sexta-feira (5). O cadastramento não significa a imediata disponibilidade do imunizante. Depois, será preciso fazer um agendamento para que seja, enfim, aplicada a dose. “Somente poderão ser vacinadas as pessoas já cadastradas. Estamos utilizando toda a tecnologia disponível para organizar o processo e evitar aglomerações”, explicou o secretário Felippe Machado.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura abre cadastro para vacinação a partir de sexta-feira
| Foto: Raquel Portugal / Fiocruz

Até a última terça-feira (2), a cidade já havia vacinado 11.624 pessoas, por 14 equipes que envolveram mais de 150 profissionais. Todo o processo foi feito no local onde o profissional atua ou o idoso mora. No próximo sábado, acontecerá um evento-teste na Supercreche, no centro, para 900 pessoas – todas relacionadas à área médica – para iniciar a utilização do sistema. “Em um sábado normal, poderíamos vacinar 10 mil londrinenses, mas, agora, precisamos observar como o processo vai se desenhar e como será na prática a aplicação”, detalhou.

Na internet, as pessoas que desejarem se inscrever deverão preencher dados pessoais e, no caso de serem profissionais ou trabalhadores da saúde, precisarão informar os dados do conselho de classes. As explicações constarão no site. Também estarão incluídas as doulas e cuidadoras – neste caso, será possível cadastrar duas profissionais por idoso atendido. As pessoas que não tiverem condições de se cadastrar ou apresentarem dificuldades poderão utilizar, a partir de segunda-feira (8), as escolas da rede municipal para ter o auxílio dos profissionais da educação. Ao fim do cadastro, será emitido um comprovante com dois QR Codes, cada um deles será utilizado para uma dose da vacina. “Acreditamos que nas próximas semanas venha um novo lote de vacina para fechar os profissionais de saúde, num total de 25 mil pessoas. Até agora recebemos 19 mil doses vacinas”, lembrou.

Apesar de não ter doses disponíveis para todos, a prefeitura já iniciou o processo de organização e cadastramento dos cidadãos. O cadastro pretende organizar o processo e evitar possíveis pessoas que queiram furar a fila. Mesmo entre os idosos será necessário fazer subdivisões. “Primeiro, devemos começar com as pessoas acima de 80 anos, mas a data só será acertada depois, em outro momento. Por isso, é fundamental que as pessoas informem o celular. Será enviado um SMS avisando a disponibilidade de agendamento”, detalhou Machado. A prefeitura ainda estuda a possibilidade de criar um call center para o agendamento para pessoas que não utilizam celular.