Mais 220 milhões de pessoas tiveram seus dados pessoais vazados, os quais incluem nomes, números de telefone, endereços de e-mail, senhas e números de CPF. Essas informações podem ser utilizadas por criminosos para invadir redes sociais, clonar perfis e aplicar golpes. Você, ou algum conhecido, podem estar entre os brasileiros afetados pelo vazamento.

Imagem ilustrativa da imagem Você sabe dizer se você foi clonado? Risco de golpes aumentou muito após vazamentos de dados saiba como se prevenir
| Foto: iStock

A fim de evitar ações criminosas, algumas plataformas oferecem ferramentas extras de segurança, como a verificação em duas etapas. Você pode aplicá-las na aba de configurações de sua conta. Não compartilhe suas senhas com outras pessoas, nem use a mesma senha de suas redes sociais em sites de terceiros. No momento de escolher uma senha, certifique-se de que ela não é muito óbvia. Portanto, não inclua seu nome, palavras ou sequências numéricas comuns (Exemplo: Maria123, ou sua data de aniversário). Outra dica é não manter a mesma senha indefinidamente, troque-a com frequência.

Você pode gostar de saber:

+ WhatsApp amplia segurança para versão web com bloqueio biométrico

É indicado que os aparelhos eletrônicos tenham antivírus instalados. Além disso, não clique em links nem baixe arquivos dos quais você não conhece a origem, uma vez que eles podem conter vírus.

Nos casos em que um computador é comum a outras pessoas, como em um escritório ou lan-house, não deixe de deslogar de suas contas todas as vezes que não estiver fazendo o uso da máquina. Também é possível realizar a desconexão remotamente por meio de outro aparelho, caso você se esqueça de fazê-lo no próprio equipamento.

Você vai gostar de saber também:

+ Seus dados estão a salvo de ataques cibernéticos?

+ Existe punição para quem rouba ou compra dados?

+ Brasil criou várias ferramentas de monitoramento e cadastro

Se alguma de suas contas nas redes sociais for invadida, registre um boletim de ocorrência. Além disso, faça uma denúncia diretamente na plataforma em que houve o problema. Avise seus amigos e familiares da situação para que eles também possam se atentar a qualquer atividade suspeita de sua conta. Deixe-os informados de ocasiões específicas em que você faria o pedido de um empréstimo, por exemplo, para que seus colegas desconfiem e não façam nenhuma transição bancária se não tiverem certeza de que é você do outro lado da linha.

Dados: Nuciber e Fernando Peres, advogado especializado em Direito Digital e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas de Crimes Cibernéticos.