Pode se dizer que 2021 gerou um misto de emoções para os londrinenses. Ainda marcado pela pandemia da Covid-19 que começou em 2020, muitas pessoas perderam a vida para a doença, mas foi em janeiro deste ano que a campanha de vacinação contra o vírus começou na cidade, trazendo de volta um pouco da normalidade do cotidiano e perspectivas positivas para o próximo ano.

Imagem ilustrativa da imagem Após um ano desafiador, londrinenses esperam dias melhores em 2022
| Foto: iStock

No primeiro dia de 2021, Londrina tinha registrado 21.951 casos de Covid-19 e 438 mortes. Atualmente, de acordo com o boletim publicado na terça-feira (28), os números chegaram a 89.137 casos confirmados e 2.323 mortes em decorrência da doença. Em contrapartida, a cidade já aplicou 965.308 doses da vacina contra a Covid-19.

“2021 ainda foi um período de adaptação. A pandemia já não era novidade, então o comércio e a população souberam se adequar à nova realidade”, opinou Lucas Antonio, estudante de direito de 20 anos. “Também foi um ano de superação e a vacina nos trouxe esperança para um 2022 melhor”, completou.

Gabriela Torres, estudante de pedagogia, disse que essa adaptação não foi fácil, mas o balanço do ano foi positivo. “Foi difícil se adequar às aulas a distância na faculdade e não ter contato com colegas e professores, mas também foi um aprendizado. Então, mesmo com todas dificuldades a avaliação é positiva”, pontuou a jovem de 22 anos que tem esperanças de dias mais “normais” no próximo ano com o avanço da vacinação.

Para Fernando Luiz da Cunha, empresário de 38 anos, 2021 foi desafiador. “Nós tivemos que nos reinventar e buscar alternativas diante o cenário da pandemia. Foi um ano em que perdemos muitas vidas e passamos a dar mais valor à família”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

- Grupo converte corrida em tênis para alunos carentes de Londrina

- Adeus ano velho, feliz ciclo novo

- Enfim o Verão! Confira 5 atividades gratuitas para fazer em Londrina

Em 2022, o Brasil terá eleições presidencial, para governador e deputados nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. Cunha vê desafios para os próximos 365 dias, mas mantém o otimismo. “Será um ano de muitos debates por conta das eleições e da polarização do país, mas um novo ano é sempre um recomeço e vem com a expectativa de dias melhores. Também espero que, mesmo com o avanço da nova variante, possamos passar pela pandemia”, acrescentou.

O também empresário Tales Nesello, 32, é outro otimista para 2022. “Espero um ano bom na economia, parecido com 2021, que foi um período de recuperação. Estamos enfrentando a nova variante (ômicron) e teremos eleições, mas acredito que passaremos por essas turbulências e o país se manterá mais estável”, avaliou.

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Londrina manteve um saldo positivo de 9.203 empregos até novembro desse ano. Em 2020, a cidade fechou o ano com um saldo negativo de 2.677 vagas.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1