A formação de cada indivíduo passa por diferentes vertentes e a educação merece um tratamento sensível, seja em casa, na escola e na oferta de conhecimento. Na base do desenvolvimento, valores são fundamentais e colocar na bagagem de cada cidadão experiências enriquecedoras é essencial: o exemplo ensina e práticas pedagógicas, esportivas, artísticas e culturais preenchem e capacitam o homem em seu convívio social.

Ciente de seu papel da formação educacional, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com cinco entidades culturais e esportivas, dentre elas a Funcart, vai beneficiar no decorrer deste ano 2.200 alunos de 37 escolas da zonas rural e urbana da cidade. Alunos do 5° ano da Escola Municipal John Kennedy, do distrito de Guaravera, inauguraram na última semana as aulas de teatro com professores da Fundação Cultural e Artística de Londrina (Funcart).

Assim, por meio de editais de chamamento público, a Secretaria Municipal de Educação firmou Termo de Colaboração com a Funcart, a Associação Londrinense de Circo (ALC), Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (Ipec), Associação Londrinense de Judô e Um Canto Em Cada Canto. Ao todo, serão investidos R$ 530 mil para oficinas no decorrer de 2022, oferecendo aos alunos da rede municipal projetos de artes marciais, dança, arte circense, teatro e canto coral.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, com os alunos numa nova jornada  cultural e educativa
A Secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, com os alunos numa nova jornada cultural e educativa | Foto: Emerson Dias/ NCom

Para acompanhar o início das atividades na Escola Municipal de Guaravera, compareceram a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e o diretor da Escola Municipal de Teatro de Londrina, Silvio Ribeiro, que também é um dos fundadores da Funcart; mais os professores de teatro Adalberto Severiano e André Demarchi, que também fizeram uma apresentação para os alunos, interpretando os palhaços Pinduca e Fuleco.

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COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, considera que o projeto de teatro para alunos da rede através do contraturno escolar, além de oportunizar que a criança tenha uma atividade cultural diferente, trabalha novas habilidades corporais, desinibição, equilíbrio emocional, respeito ao outro. "O que, somado ao desenvolvimento infantil, garante melhora em suas competências como indivíduo através dessa política pública", pontuou.

Moraes também explicou que os projetos culturais e esportivos serão levados às escolas que possuem um desafio maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino. “São escolas que devem trabalhar bastante para crescer e obter melhores resultados no Ideb. E, também, estão mais afastadas do centro da cidade, porque as escolas próximas a região central têm mais acesso a vários polos de cultura. E são projetos que vão melhorar demais o engajamento do aluno na sala de aula e sua relação com a escola. Crianças que poderiam estar em qualquer outro lugar, mas estarão na escola interagindo uns com os outros. Isso aumenta a vivência na escola e o resultado será extraordinário”, citou.

A alegria do teatro espalhou-se entre alunos e professores no Distrito de Guaravera: ensino lúdico
A alegria do teatro espalhou-se entre alunos e professores no Distrito de Guaravera: ensino lúdico | Foto: Emerson Dias/ NCom

Além de aproximar os estudantes das oportunidades culturais e esportivas, as oficinas também devem refletir em ganhos para a comunidade externa. “Eles, provavelmente, não teriam como ir ao centro toda semana só para fazer essas aulas. Mas aqui, é impressionante, está lotado de alunos, todos muito animados e na expectativa do que vai acontecer. É uma alegria imensa poder levar, além das ações de aprendizagem, outras experiências para aumentar o repertório de vida dos alunos e proporcionar a eles o que todas as crianças merecem”, enfatizou.

O Secretário de Cultura de Londrina, Bernardo Pellegrini considera uma iniciativa assertiva. "O chamamento público da secretária de Educação para projetos socioculturais e esportivos é um momento histórico e os secretários têm sido estimulados a realizar políticas interdisciplinares e potencializar os recursos financeiros e humanos. Para a Cultura é um momento feliz, pois sabemos o papel que atividades como o circo, a capoeira, a grafitagem, a dança e o teatro e os esportes representam para bem-estar cognitivo e psicológico, ludicidade, convício, alegria que essas linguagens trazem para o cotidiano da escola. É só um começo e um começo alvissareiro", pensa.

TEATRO: COMUNICAÇÃO AMPLIADA

Segundo o diretor da Escola Municipal de Teatro, Silvio Ribeiro, as oficinas introduzem as crianças no rico universo do teatro para que consigam desenvolver e aprimorar sua percepção do mundo e do outro. “Nessa idade, a gente sempre parte do jogo teatral, onde o aluno aprende a se relacionar, entender o que é conflito e como desvendar esse conflito, ter uma percepção sensorial diferenciada para o mundo. O intuito é apurar a visão, o tato, a audição e, assim, transformar tudo isso em arte e se enriquecer culturalmente”, citou.

Ribeiro acrescentou que nas aulas de teatro as crianças terão orientações para trabalharem melhor os relacionamentos, conhecendo mais a si mesmos e obtendo mais confiança. “O teatro é uma arte de encontros, e o primeiro e grande encontro é consigo mesmo. É também um trabalho de relacionamentos e de encontro com o próximo, como um jogo sem perdedor. A luta é para que todos ganhem, e essa é a melhor coisa que o teatro pode ensinar para uma criança. Há também a questão de saber se posicionar, falar sem medo; no próximo ano, quando eles forem apresentar algum trabalho em público, vão chegar com mais tranquilidade. A timidez é difícil de perder, mas é possível controlar e nisso o teatro ajuda muito”, acrescentou.

As duas turmas de teatro na Escola Municipal John Kennedy, localizada na Rua Pernambuco, 237, já foram totalmente preenchidas. Os encontros serão sempre às sextas-feiras, das 15h às 17h. Além desta unidade, também haverá aulas de teatro nas escolas municipais Nina Gardemann, Anita Garibaldi, Salim Aboriham, e Profª Mari Carrera Bueno.

Luciana Diman Lopes de Freitas, coordenadora pedagógica da escola Anita Garibaldi: "As aulas de teatro contribuem para quebrar a timidez, o medo de falar em público, e as oficinas  desenvolvem a criatividade"
Luciana Diman Lopes de Freitas, coordenadora pedagógica da escola Anita Garibaldi: "As aulas de teatro contribuem para quebrar a timidez, o medo de falar em público, e as oficinas desenvolvem a criatividade" | Foto: Divulgação

A escola Anita Garibaldi, localizada na região leste de Londrina possui 223 alunos e a coordenadora da unidade, Luciana Diman Lopes de Freitas conta que os estudantes ficaram muito felizes com a novidade. "Sabemos que aulas de teatro contribuem para a expressão e comunicação e temos a convicção que ajudam a quebrar a timidez, o medo de falar em público e as oficinas também desenvolvem o lado criativo para as atividades escolares para a vida". Aluna do 5º ano B da escola, Evellyn Cristine Licas da SIlva, 11 anos, disse: "É uma experiência legal. A gente tá aprendendo coisas novas exercitando o corpo e a mente", disse.

Localizada no jardim Tóquio, a escola Nina Gardemann já comemora o início das aulas de teatro no ano letivo de 2022. A diretora Tania Maria Terra Machado avalia que práticas como essa complementam as atividades pedagógicas e que os alunos foram receptivos com a boa nova. "Habilidades como falar em público são importantes e o teatro apoia também a concentração, a coordenação motora e a expressão corporal. Nossas crianças estão encantadas". A diretora destacou ainda que por meio da parceira com o LEC, os alunos podem fazer futsal, pela Talento Londrina, balé e por meio da Academia Madureira, taekwondo. (Com informações do NCom)

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