| |

Esporte 5m de leitura

Um esporte para todas as idades

ATUALIZAÇÃO
22 de agosto de 2017


AUTOR

"O xadrez pode ser praticado desde de uma criança de três anos até um senhor de 100". A frase do enxadrista e professor Tiago de Almeida revela os inúmeros benefícios do xadrez. Na prática, a modalidade agrada e atrai a todas as faixas etárias.
O pequeno Gabriel, de apenas 4 anos, se encanta quando senta a frente do tablado e começa a movimentar os peões, os cavalos, as torres, a rainha e o rei. "Ele começou há quatro meses e foi uma recomendação da professora. Ele adora e tem muita facilidade em aprender, até porque é paciente. Tem desenvolvido muito a agilidade de raciocínio", conta a mãe Luciana Fonseca.
As irmãs Serena, 13, e Lorena Freire, 7, vão juntas as aulas. A caçula começou a jogar na escola e incentivou a mais velha a iniciar o aprendizado. "É uma forma de ter novas experiências e desenvolver métodos de estudo. Melhorou a minha concentração", relata Serena. "Eu gosto muito de jogar. Principalmente, quando ganho os jogos", ressalta Lorena.
André Evangelista, 24 anos, é estudante de História e sempre jogou por hobby. Agora busca se aperfeiçoar para participar de competições. "Quando entrei na universidade resolvi voltar a ativa, até por encontrar outros jogadores. Eu gosto muito porque me ajuda a ter foco, concentração e determinação nos meus objetivos". (L.F.C.)

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS