| |

Esporte 5m de leitura

Ti­me su­pe­rou ­Trio de Fer­ro no Pa­ra­naen­se de 1964

ATUALIZAÇÃO
03 de outubro de 2009


AUTOR

  Cu­ri­ti­ba - A his­tó­ria do Se­le­to co­me­ça em 7 de ju­nho de 1926, quan­do foi fun­da­do o Se­le­to Es­por­te Clu­be. O ti­me par­ti­ci­pou das li­gas ama­do­ras lo­cais e em 1946 rea­li­zou uma fu­são com o Clu­be Atlé­ti­co DNC, agre­mia­ção cria­da por fun­cio­ná­rios do De­par­ta­men­to Na­cio­nal do Ca­fé (DNC), ór­gão que pre­ce­deu o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro do Ca­fé (IBC). Des­sa reu­nião, sur­giu o Clu­be Atlé­ti­co Se­le­to.
  O ti­me fa­zia clás­si­cos quen­tes com o Rio Bran­co (o jo­go ti­nha o ape­li­do de Se­le-Rio), o ou­tro ti­me his­tó­ri­co do fu­te­bol de Pa­ra­na­guá. De 1961 a 71, o Se­le­to dis­pu­tou o Cam­peo­na­to Pa­ra­naen­se pro­fis­sio­nal. Fez be­las cam­pa­nhas, a me­lhor de­las em 1964, com um ti­ma­ço que ti­nha o ar­ti­lhei­ro Qua­ren­ti­nha.
  À épo­ca, o tor­neio era de­ci­di­do en­tre os cam­peões das zo­nas Sul, Nor­te Ve­lho e Nor­te No­vo. ­Pois o Se­le­to dei­xou pa­ra ­trás o ­Trio de Fer­ro de Cu­ri­ti­ba (Atlé­ti­co, Co­ri­ti­ba e Fer­ro­viá­rio) e con­quis­tou o tí­tu­lo de cam­peão da Zo­na Sul. Na fa­se de­ci­si­va, que te­ve tam­bém Cam­ba­raen­se (cam­peã do Nor­te Ve­lho) e Grê­mio Ma­rin­gá (ven­ce­dor do Nor­te No­vo), o Ga­lo ma­rin­gaen­se le­vou a me­lhor.
  Em 1971, a tra­je­tó­ria do Se­le­to no fu­te­bol pro­fis­sio­nal foi in­ter­rom­pi­da por pro­ble­mas fi­nan­cei­ros. Foi da­da pre­fe­rên­cia à par­te so­cial e o fu­te­bol foi de­sa­ti­va­do. Ho­je, ­além do ti­me que dis­pu­ta a Co­pa Li­to­ral, o Se­le­to é re­pre­sen­ta­do den­tro das qua­tro li­nhas ape­nas nas ca­te­go­rias de ba­se. En­tre­tan­to, a ga­ro­ta­da se­le­ten­se dis­pu­ta so­men­te tor­neios não fe­de­ra­dos, por uma ques­tão de eco­no­mia de re­cur­sos. (F.G.)

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS