| |

Série B 5m de leitura

Tubarão tenta no RS primeiro de uma série de "milagres" contra queda

Segundo matemáticos, time tem que vencer os seis jogos que restam para evitar rebaixamento, começando por este sábado, contra o Juventude

ATUALIZAÇÃO
20 de outubro de 2023

Lucio Flávio Cruz
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Tubarão tenta no RS primeiro de uma série de "milagres" contra queda

Para que a matemática continue sendo uma aliada do Londrina na sua luta para tentar sair da zona do rebaixamento, o Tubarão terá que vencer o Juventude neste sábado (21), em Caxias do Sul. Qualquer outro resultado que não seja a vitória levará o Alviceleste para a Série C em 2024. Aí será só uma questão de saber em qual rodada a queda estará sacramentada. O duelo no estádio Alfredo Jaconi começa às 18h e vale pela 33ª rodada da Série B.

Com 25 pontos em penúltimo lugar, o LEC precisa de 100% de aproveitamento nas seis rodadas finais para chegar aos 43 pontos. De acordo com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), com 43 pontos a equipe tem 98% de chance de permanecer na Série B. O Tubarão tem nove pontos a menos que a Ponte Preta, primeira equipe fora da ZR, e mesmo que perca no Rio Grande do Sul não corre o risco matemático de ser rebaixado nesta rodada.

Leia mais sobre o LEC

Na reta final da série B, LEC encara rivais que brigam pelo acesso 

Malucelli garante permanência até 2025 e ainda acredita em fuga da ZR

Mas para manter as esperanças vivas o Londrina terá que fazer na serra gaúcha algo que fez uma única vez neste Brasileiro: ganhar fora de casa. O LEC é o pior visitante da competição e somou apenas cinco pontos em 16 jogos. A única vitória foi há cinco meses: 2 a 0 sobre o Tombense na sétima rodada, no dia 19 de maio. 

"Precisamos ter um jogo bom fora de casa. Fizemos três bons jogos em casa com grandes momentos. O segundo tempo contra o Ituano, o primeiro tempo diante do Sampaio e o jogo todo contra o Avaí", apontou o técnico Roberto Fonseca. "É uma crescente da equipe e os jogadores estão mais familiarizados com a nossa ideia de jogo. Temos que acreditar que sempre o próximo jogo é o mais importante e que pode ser o jogo da surpresa".

Londrina e Juventude estão separados por 30 pontos na tabela e o time gaúcho projeta vencer mais três partidas para garantir o retorno à Série A, de onde caiu em 2022. A equipe está na quarta posição, com 55 pontos, e sabe que precisa vencer a partida, sob o risco de fechar a rodada fora do grupo dos quatro melhores.

Escalação

O técnico Roberto Fonseca tem apostado na manutenção de uma equipe base para dar um mínimo de padrão ao time. A única alteração em relação ao empate com o Avaí será no gol. Com a saída de Lucas Frigeri, que rescindiu o seu contrato, Neneca volta a ser titular, três jogos após ter sido barrado por Fonseca. 

O zagueiro Gabriel e o volante João Paulo, recuperados de dores musculares, viajaram e estão confirmados na partida. 

Do lado do Juventude, o técnico Thiago Carpini não tem desfalques e estuda tirar o volante Jean Irmer para colocar mais um atacante, que pode ser Victor Andrade, Tite ou Erick Farias. Aos 42 anos, o meia Nenê é o destaque da equipe gaúcha e o artilheiro do time na Série B, com sete gols. O LEC vai reencontrar no rival os laterais Reginaldo e Alan Ruschel, com recentes passagens pelo Tubarão. 

EM CAXIAS DO SUL

Juventude: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer, Jadson, Vini Paulista e Nenê. David e Gabriel Taliari. Téc.: Thiago Carpini

Londrina: Neneca; Lucas Mendes, Gabriel, Rafael Vaz e Salomão; João Paulo, Rodrigo e Ariel; Paulinho Moccelin, Wiliam Barbio e Iago Dias. Téc.: Roberto Fonseca

Árbitro: Paulo Henrique Vollkopf (MS)

Local: estádio Alfredo Jaconi

Horário: 18h

Transmissão: Premiere e Sportv

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS