O verão é a estação do ano mais quente e a mais aguardada para a maioria dos brasileiros, afinal, moramos em um país tropical, que é sinônimo de altas temperaturas, ideal para aproveitar as muitas praias e cachoeiras.

Contudo, é preciso o cuidado com o nosso corpo e a nossa alimentação é fundamental durante esse período de calor, principalmente considerando nossa alimentação e hidratação. Por isso, é essencial dar preferência a pratos mais leves e saudáveis, já que as comidas mais pesadas não caem muito bem quando está um calor excessivo e os riscos de intoxicação alimentar são maiores nessa época.

Pensando nisso, trazemos para vocês uma refeição super refrescante para um almoço e jantar muito mais leve e saudável. O macarrão, por exemplo, há quem não abra mão dele, mas nem sempre a massa precisa ser servida bem quente e regada de molho.

Uma opção deliciosa para degustar massa no verão é optar por uma deliciosa salada de macarrão que é simples e prática para preparar e pode ser muito saborosa e refrescante. Para isso, basta você cozinhar um pacote de macarrão parafuso ou pene, adicionar uma colher de maionese para dar cremosidade e escolher os ingredientes de sua preferência de acompanhamento, como sardinha, frango defumado, ervilha, milho, azeitona, palmito, cenoura entre outras opções bem saborosas.

O importante é escolher os ingredientes que mais gosta e depois é só aproveitar. Então é hora de montar seu prato refrescante e depois colocá-lo na geladeira para seu almoço ou jantar!

Macarrão em forma de salada: gostoso e refrescante
Macarrão em forma de salada: gostoso e refrescante | Foto: iStock

Salada de macarrão

INGREDIENTES

1 pacote de macarrão tipo parafuso cozido, 1 cebola picadinha, 1 cenoura ralada, 200 g de peito de peru defumado picado em cubos. 200 g de mussarela picada em cubos, 1 tomate picado em cubos, 1 caixinha de milho e ervilha, salsinha e manjericão picadinhos a gosto. Sal e pimenta-do-reino a gosto, suco de 1/2 limão, 1 caixa de creme de leite e 5 colheres de maionese.

MODO DE PREPARO

Junte tudo em uma tigela grande e misture bem. Deixe gelar por 30 minutos e sirva-se! Essa receita serve oito porções.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora


...

LEIA MAIS

Aposte na comida que refresca nos dias quentes

Pratos feitos em casa para refeições mais saudáveis