|
  • Bitcoin 234.292
  • Dólar 5,5134
  • Euro 6,2536
Londrina

COZINHA & SABOR 5m de leitura Atualizado em 13/01/2022, 15:55

Pratos feitos em casa para refeições mais saudáveis

Antecipar as refeições, deixando legumes e verduras lavados para combinar com carnes grelhadas, é um bom hábito para se manter saudável

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Desculpas não faltam para escorregar na dieta. Se a consciência pesa logo depois do consumo, quando a roupa aperta ou a balança diz a verdade, então uma sugestão é planejar as refeições. Uma estratégia é organizar a rotina  para quem se alimenta em casa ou fora. 

Antecipar o que é possível é uma questão de hábito e um exemplo é deixar as saladas lavadas para a semana. Legumes cozidos e bem acondicionados também incrementam as refeições, assim como os refogados são mais que coadjuvantes à mesa.

Com as folhas lavadas, o refogado pronto, acrescentar um grelhado preparado minutos antes de servir o almoço ou jantar pode ser determinante para não cair em tentações ou se render ao delivery por falta de tempo - e uma fome que não espera. Assim, enquanto faz o grelhado, monta a salada, inclui o que antecipou e, quando vê, o prato está feito. 

Filé de frango com mostarda

Ingredientes: 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;2 dentes de alho amassados; 2 colheres de chá de mostarda;3 colheres de sopa de suco de limão; 4 filés de frango (150 g cada) sem pele; pimenta-da-reino a gosto, sal com moderação.

Preparo: Misture todos os temperos. Acrescente o peito de frango e deixe marinar, por pelo menos 30 minutos, na geladeira. Pré-aqueça a frigideira, coloque os peitos de frango, feche a tampa. Deixe grelhar por 5 minutos, regando, de vez em quando, com a marinada. Utilize o líquido acumulado na bandeja coletara como molho para os filés. Retire e sirva acompanhado de arroz branco misturado com amêndoas fatiadas. Se preferir um sabor mais oriental, substitua a mostarda por 4 colheres de chá de curry.

Iscas de filé à brasileira

Ingredientes:400 g de filé mignon em tiras; 1 cebola em tiras; 1 pimentão verde; 1 pimentão amarelo; 10 ml de azeite de oliva; 1 dente de alho; salsinha  e pimenta a gosto; sal com moderação; folhas de alface e alecrim para decorar

Preparo: Coloque o azeite em uma frigideira e deixe bem quente. Em seguida frite as tiras de mignon previamente temperadas com sal e alho. Acrescente a cebola, os pimentões e refogue tudo até ficarem “al dente”. Desligue o fogo e finalize com salsinha e pimenta Tabasco. Decore com as folhas de alface e o alecrim.

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM