A experiência à mesa é única. Do prato feito acompanhado de uma salada no intervalo do trabalho para matar a fome a banquetes preparados em casa para ocasiões especiais, a hora de comer é sagrada. No caso das massas em particular, o molho é um preparo à parte e seu sabor é capaz de perseguir a memória afetiva das famílias e tornar-se obrigatório em reuniões, tamanho o agrado.

Na gastronomia , as partes fazem o todo. E pode-se concluir então que a massa, sem o molho, é incompleta . Os ingredientes, secretos ou não e a quantidade ideal provocam o paladar e apuram olfato, dada à alquimia peculiar da culinária e de seus habilidosos chefs. O molho branco, ao sugo, o rose, à bolonhesa, quatro queijos, atum, calabresa, de requeijão, de sardinha, espinafre e o alho e óleo são opções saborosas para tornar as massas, literalmente, bem acompanhadas.

Com experiência profissional na Espanha, Inglaterra e Dubai, Chef Márcio Canavezi, responsável pelo restaurante Las Olivas (instagram: lassolivas), fez do amor pela arte de cozinhar, trajetória profissional. Nesta edição, Canavezi traz uma receita detalhada para os leitores da Folha de Londrina. Prática, acessível e marcante, a receita do molho pesto é reconhecidamente saborosa e segue no topo das mais desejadas.

Molho pesto: tradicional, cai bem com vários tipos de massa
Molho pesto: tradicional, cai bem com vários tipos de massa | Foto: iStock

Penne ao pesto

Ingredientes: 250 ml de azeite de oliva; 150 g de rúcula; 1 xícara de nozes.;2 dentes de alho descascados; 50 g de queijo parmesão ralado; 4 folhas de manjericão; 250 g de penne; sal com moderação e pimenta do reino a gosto

Preparo: Cozinhe a pasta al dente e reserve. Junte os ingredientes do molho no liquidificador (exceto o queijo parmesão), ligue o modo pulse várias vezes até triturar o conteúdo, tempere a gosto. Desligue o liquidificador e misture o parmesão ao molho. Coloque a pasta ainda quente no prato e adicione o molho por cima. Sirva quente.