O escondidinho de batata-doce é uma versão do prato tradicional da culinária feita com o vegetal queridinho de quem pratica exercícios. O preparo vai além das opções normalmente compostas por um creme de mandioca ou batata-doce e pode contar com recheios variados, como carne bovina, de frango e até legumes.

Um ingrediente que harmoniza bem com o escondidinho de batata-doce é o queijo, muitas vezes utilizado para gratinar o prato, deixando-o de dar água na boca. Além disso, o preparo é fácil e o sabor marcante vai fazer sucesso com sua família.

A massa dessa receita de escondidinho é feita com batata-doce, sal, leite de coco, pimenta-do-reino e cebolinha. Para rechear deve-se preparar uma combinação de azeite, alho, cebola, frango, pimentão, tomate, sal, molho de tomate, leite de coco e páprica doce. Os ingredientes utilizados para finalizar o prato são queijo parmesão ralado sem lactose e orégano. É uma opção que precisa fazer parte de seu cardápio culinário!

(Supervisão: Célia Musilli)

ESCONDIDINHO DE FRANGO

INGREDIENTES


1 kg de peito de frango, 1kg de batata doce, 2 cebolas inteiras, alho, azeite, molho de tomate, 1 xícara de creme de leite sem lactose, espinafre (opcional) e temperos a gosto

MODO DE PREPARO:

Cozinhe o frango na panela de pressão por aproximadamente 20 minutos e desfie. Faça o molho dourando as cebolas e o alho no azeite com os temperos escolhidos (sugiro caldo knorr de frango, paprica doce e pimenta de cheiro).

Quando as cebolas estiverem douradas, adicione o frango desfiado e deixe fritar. Quando estiver dourado, adicione o espinafre, o molho de tomate e a água. Deixe ferver até se tornar um molho consistente. Desligue o forno e reserve.

Prepare o purê cozinhando as batatas por aproximadamente 20 minutos. Veja se a consistência está mole e use o espremedor de batatas ou o amassador (se não estiver, use a mão). Coloque a cebola e o alho para dourar na panela com sal a gosto.

Quando as cebolas estiverem douradas, acrescente as batatas amassadas junto com o creme de leite. Mexe até chegar na consistência de purê (no máximo 3 minutos) e reserve. Em uma assadeira de vidro monte o escondidinho na sequência 1 camada fina de purê, depois 1 camada grossa de frango e, pra finalizar, uma camada fina de purê. Leve ao forno por 20 minutos e estará pronto.

LEIA MAIS

A fruta deliciosa do outono brasileiro

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.