O outono já chegou e com ele entra também a estação de frutas pouco vistas no verão. Seja no verão, primavera, inverno ou outono, as frutas, verduras e legumes têm o melhor período para serem cultivadas, sendo nas grandes produtoras ou até mesmo no quintal de cada.

Obviamente, se cultivada em casa, a presença de agrotóxicos é nula diante das que são compradas no mercado, o que pode afetar também nos gastos de casa. Mas essa não é a única vantagem de incluir frutas e verduras na sua alimentação durante o outono.

Aqui no Brasil, essa estação de transição começou no dia 20 de março e com ela ganham destaques o caqui, kiwi, manga, pêra, tangerina, banana e muitas outras frutas pra lá de deliciosas. Dentre os nutrientes presentes nessa variedade de opções, estão as vitaminas A e C e fitoquímicos, importantes antioxidantes que ajudam a proteger o organismo durante a estação e a prevenir doenças.

O caqui, por exemplo, é uma fruta global que possui diversas espécies em vários locais de todo o mundo. Aqui no Brasil não é diferente, nós temos uma para chamar de nossa. Por ser um fruto com muitas possibilidades, o caqui pode ser usado em inúmeras receitas diferentes, desde muito doces até extremamente salgadas.

Agora chegou a oportunidade de você aprender a fazer uma geleia com essa fruta super saborosa para comer com pão, biscoito, torradas ou com o que preferir. Simples de ser feita, é ideal para servir em diversas situações do dia a dia, como o café da manhã e o lanche da tarde.

GELEIA DE CAQUI

INGREDIENTES:

5 caquis bem maduros e moles, ½ de xícara de açúcar, ¾ de xícara de água e casca de meio limão.

MODO DE PREPARO

Tire a pele dos caquis e passe por uma peneira grossa. Descarte o conteúdo que ficou na peneira. Leve uma panela ao fogo com o açúcar e a água, assim que o açúcar estiver derretido acrescente a casca de limão, deixe tomar gosto e descarte.

Acrescente o caqui e continue cozinhando em fogo baixo, mexendo com frequência até ficar com consistência de geleia. Guarde em vidro esterilizado. Como essa geleia leva pouco açúcar, o ideal é que seja consumida em até 7 dias e preservada na geladeira.

Supervisão: Célia Musilli

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link