Do forno e do fogão saem pratos capazes de chamar a atenção até da vizinhança. Os temperos, o modo de preparo e os ingredientes aguçam os sentidos. Permitir que as crianças participem dos processos, pode ser mais simples e divertido do que se imagina. De acordo com a nutricionista especializada em Nutrição Clínica Funcional, Panmela Rodrigues, é de extrema importância a participação deles no preparo das refeições, principalmente dos lanchinhos. "Eles começam a ter uma percepção diferente sobre a textura, odores e sabores dos alimentos, podendo criar suas próprias obras e se sentindo protagonistas, produtivos e amados. Além de todas essas características você consegue incluir alimentos que as crianças teriam certos preconceitos", explica.

A nutricionista Panmela Rodrigues com Emanuel de Jesus Rodrigues e Silva, 5 anos: parceria na cozinha
A nutricionista Panmela Rodrigues com Emanuel de Jesus Rodrigues e Silva, 5 anos: parceria na cozinha | Foto: Gustavo Carneiro

Por meio de histórias lúdicas e explicando a real importância de cada nutriente e função na sua saúde é possível despertar o interesse, segundo a nutricionista. "Pode gerar uma curiosidade e acabam experimentando. As crianças dão importâncias pelas suas criações, desenvolvendo o cognitivo e os laços afetivos. Depois das refeições prontas, é relevante para criança a comemoração, que pode ser feita com elogios, palmas e fotos", ensina.

O período de quarentena pode ser uma oportunidade. "Envolva as crianças nessa magia. Os pequenos estão na fase de descobertas e são criativos. Claro que existe uma bagunça a mais na cozinha, mas podemos com carinho mostrar que ali também existe responsabilidade de limpeza e organização fazendo com que eles participem da higienização do local.". E faz um alerta: Temos que ensina-los os possíveis riscos que o ambiente da cozinha proporciona, como: fogo, utensílios de cortes (tesoura, faca, garfo), alimentos e objetos quentes, piso molhado, outros.

Confira o vídeo:

Receita

Sequilhos da Dinda

Ingredientes: 4 colheres de amido de milho;2 colheres de sopa de farinha de aveia; 2 colheres de sopa de açúcar mascavo; 1 ovo;1 colher de sopa de manteiga (temperatura ambiente); 1 colher rasa de café de sal.

Preparo: Misture todos os ingredientes até desgrudar do recipiente. Faça bolinhas e coloque numa assadeira. Leve ao forno no fogo baixo (180 graus) por aproximadamente 35 minutos.

Para enfeitar não faltam opções: 150g de chocolate derretido;Castanha / nozes / amêndoas ou amendoim

Coco ralado ou em lasca; Frutas secas – damasco / uva passas