Opiniões sobre chuchu não faltam. Nem opções de preparo. Caxixe, machucho e machite. Sim, o chuchu ganha nomes populares conforme as regiões do País. Rico em fibras, contém vitaminas A e C, além de potássio. Aos que o acham o legume sem graça, o chuchu está presente em inúmeras receitas o clássico como o chuchu com ovos e, além do suflê, rende saladas e refogados e até um brigadeiro surpreendente.

O chuchuzeiro é uma planta trepadeira mexicana. Há ainda opções de preparo e é usado na fabricação de alguns doces industrializados. Na culinária tailandesa, os brotos do vegetal são servidos com sopas ou fritos. Na China, o chuchu costuma ser servido frito e é chamado de “melão da mão do Buda”. Ele se espalhou pelo mundo durante o período do Intercâmbio Colombiano, sendo rapidamente introduzido na culinária latina.

Para quem desconhece a dica, é possível descascar o chuchu e ficar com as mãos limpinhas. Antes de descascar o legume, coloque um pouquinho de óleo nas mãos. Isso vai evitar que a “cola” grude nas suas mãos. Entre as curiosidades, a planta pode chegar a 15 metros de altura, é um alimento bastante popular entre pessoas que procuram emagrecer já que não apresenta quantidades calóricas e proteicas significativas.

Suflê de chuchu

Ingredientes: 4 chuchus cozidos;1 xícara de leite; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 4 gemas; 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, pimenta-do-reino a gosto e sal com moderação; 4 claras; 50 g de queijo parmesão ralado

Preparo: Em uma tigela, amasse os chuchus cozidos. Passe por uma peneira para retirar o líquido, reserve. No liquidificador, bata o leite com a manteiga e a farinha de trigo. Adicione o chuchu reservado, as gemas, o queijo parmesão ralado, o sal e a pimenta-do-reino, bata bem. À parte, bata as claras em neve. Em outra tigela, junte a mistura do liquidificador com as claras em neve. Mexa delicadamente. Transfira para uma tigela untada com manteiga e enfarinhada. Coloque o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido (180° C), por cerca de 25 minutos.

Na forma de saladas ou como suflê o chuchu agrada paladares diversos
Na forma de saladas ou como suflê o chuchu agrada paladares diversos | Foto: iStock

Salada de chuchu

Ingredientes: 3 chuchus descascados e cortados; 1/2 cebola picadinha; 4 colheres (sopa) de azeite. Sal com moderação; 1/2 xícara (chá) de salsinha picadinha; Limão a gosto

Preparo: Cozinhe o chuchus em água fervente até ficarem macios. Deixe esfriar. Em uma travessa coloque o chuchu, a cebola, o azeite, o sal, a salsinha e o limão. Mexa bem e sirva.