| |

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA 5m de leitura

Seguidos 'lockdowns' colocam em xeque uma recuperação econômica estável

ATUALIZAÇÃO
06 de julho de 2020

Marcos Rambalducci
AUTOR

 

Análises econômicas acerca de decisões de fechamento do comércio não significam posicionamento contra ou a favor de medidas restritivas, mas tem o propósito de alertar quanto a suas implicações para a sociedade e permitir uma maior amplitude de visão aos gestores públicos.

Diferente do que escrevi na coluna passada, sobre uma possível recuperação em V, a ciclicidade de abertura e fechamento do comércio aponta para uma recuperação em W.

Lockdown ...

Conhecido como anglicismo, a adoção de palavras ou expressões da língua inglesa na portuguesa é absolutamente corriqueiro e a desculpa para este comportamento é não termos uma palavra que expresse o mesmo significado no nosso idioma.

... o que é mesmo?

Lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. Se temos uma tradução tão boa fica a pergunta do porquê apelar para o anglicismo. Deve ser porque, ... sei lá.

Queda na produção...

Em reportagem da Folha de Londrina (03), Umberto Antônio Sesso Filho, economista e professor da UEL, calcula que o ‘abre e fecha’ pode levar Londrina a uma perda acima de 10% no PIB até o final do ano e ao fechamento de inúmeras micros e pequenas empresas.

... e no emprego.

Cada 1% de queda no PIB de Londrina equivale a perda aproximada de 1.150 postos de trabalho com carteira assinada. Os dados do CAGED mostram que entre janeiro e maio já perdemos 4.983 empregos formais. Entender os formatos da recuperação econômica podem nos ajudar a evitar um mal maior.

Formatos da retomada econômica ...

A tempos os economistas adotam letras para demonstrar a profundidade da queda da atividade econômica e a velocidade da retomada e nestes tempos de pandemia o abecedário tem se ampliado e adotado novos símbolos.

... em V, U, L, ...

Na recuperação em V a atividade tem uma queda abrupta, atinge o fundo do poço e depois sobe com a

mesma velocidade. Na recuperação em U a economia cai de uma vez, fica estacionada no fundo do poço por um bom tempo, mas, iniciada a recuperação, cresce rapidamente. O formato em L é o pior que pode ocorrer, a economia cai vertiginosamente e não mais se recupera.

... símbolo da Nike e W.

No formato do ‘símbolo da Nike’ a economia tem uma queda inicial forte e depois uma recuperação lenta, mas constante. Por fim o formato W tem um comportamento similar a uma montanha-russa, com retomadas e quedas constantes.

Mais próximos do W ...

A adoção de lockdows destroçam a previsibilidade, ingrediente fundamental para que o empresário possa ter um planejamento minimamente confiável para a tomada de decisões sobre o seu negócio.

... e com fortes emoções.

A impossibilidade de planejar leva a perdas financeiras, de mercado, insegurança para novas contratações ou retenção dos funcionários e, em situações mais graves, ao fechamento da empresa. Esta é a situação que se avizinha, com subidas e descidas desconcertantes na economia local.

Flertando com as letras.

Já que uma recuperação em V parece cada vez mais distante, que não transformemos uma possibilidade de W em L.

Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segunda-feiras.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS