| |

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA 5m de leitura

Os cuidados para quem quer iniciar seu próprio negócio

A boa ideia para um novo negócio é aquela que está voltada a solucionar um problema real de maneira inovadora

ATUALIZAÇÃO
29 de outubro de 2023

Marcos Rambalducci
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Os cuidados para quem quer iniciar seu próprio negócio

Minha primeira fala quando inicio com uma nova turma nas disciplinas de Economia é esclarecer-lhes que a tendência é que menos de 50% deles venham a trabalhar com carteira assinada após concluir seus estudos.

Incutir neles uma mentalidade empreendedora os direciona para identificar problemas do mundo real na busca por soluções criativas e inovadoras.

Mas iniciar um negócio próprio não é fácil e requer planejamento cuidadoso e consideração de vários fatores. Abordo aqui alguns dos pontos comuns a qualquer iniciativa empreendedora.

A origem da boa ideia ...

A boa ideia para um novo negócio é aquela que está voltada a solucionar um problema real de maneira inovadora. Assim, a ideia para um novo negócio é resultado da percepção de algo que incomoda e pode ser melhorado.

... é a identificação de um problema ...

Para encontrar a solução de um problema o primeiro passo é ter clareza do problema que se quer solucionado. A preconcepção de ideias e a formulação de soluções antes de entender claramente o problema é a receita para o fracasso de um novo negócio.

..., a viabilidade da solução...

Levantado o problema e encontrada uma solução para ele é preciso saber se esta solução é viável economicamente. É hora de avaliar os custos de implementação da solução, os recursos necessários e o tempo para alcançar resultados significativos.

... e sua replicabilidade

Uma boa ideia, para se tornar um negócio é aquela que pode ser adotada e utilizada com sucesso em diversas circunstâncias, seja em diferentes locais geográficos, em escalas variadas ou em contextos diversos, mantendo sua eficácia e impacto.

Apoiar-se em pesquisa de mercado...

A solução para um problema real, que resulte em ganhos efetivos para o cliente, que justifique pagar por ela e que você possa levá-la como solução para outros clientes é o que pode ser chamado de ‘uma boa ideia’. Não esquecer que alcançar esta resposta exigirá pesquisa de mercado.

... e preparação pessoal ...

Uma vez estando seguro de que tem uma proposta que pode se transformar em negócio o próximo passo é preparar-se mentalmente para se tornar um empreendedor, sabendo que se trata de uma jornada desafiadora e emocionalmente exigente, repleta de altos e baixos.

... que exigirá se conhecer...

Identifique seus pontos fortes e fracos, conheça suas habilidades, paixões e áreas que precisam de desenvolvimento. Saber das virtudes e limitações ajudará a tomar as melhores decisões no tempo certo.

... e saber administrar o stress...

A responsabilidade de tomar decisões críticas, lidar com incertezas, enfrentar desafios financeiros e gerenciar equipes cria níveis de estresse, que mal controlados vai te levar a decisões precipitadas sem a devida avaliação das consequências.

.. se cuidando e compartilhando

Para que a ansiedade e a estafa não levem a más decisões, pratique a gestão de tempo focando naquilo que é importante e não tente fazer tudo ao mesmo tempo, cuide da saúde e compartilhe com pessoas próximas, especialmente com outros empreendedores.

Fundamental um suporte financeiro...

É recorrente que a iniciativa de empreender seja tomada quando se está passando por dificuldades financeiras ou falta de emprego. Essa não é seguramente a melhor hora para dar início a um novo negócio, que pode ser limitante, mas não impeditivo.

... que pode vir de outros...

O empreendedor, com uma boa ideia, conhecimento do mercado e preparado mentalmente, não precisa de dinheiro seu. Precisa sim colocar no papel os tópicos descritos acima, de maneira a explicitar o potencial de retorno do projeto, a potenciais investidores.

... a partir de um Plano de Negócios

Deixar claro o problema que seu produto resolve e os resultados obtidos por quem o utiliza, qual é a dimensão do mercado que pode atender, qual o investimento necessário e o retorno potencial do negócio garantirão os recursos necessários para sua implementação.

Dr. Marcos J. G. Rambalducci, Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS