A água hidrata o corpo, deixando-o equilibrado
A água hidrata o corpo, deixando-o equilibrado | Foto: Pixabay

Tomar água é um hábito saudável, ninguém questiona. Mais que isso, é uma necessidade humana. Sem ela, fica impossível de se viver. E o consumo reduzido acarreta diversos problemas no corpo, principalmente, nos rins, que dependem dela para filtrar as impurezas do organismo. Diante disso, você já tomou sua água hoje? E durante o vinho, equilibra entre uma taça de tinto e outra de água? Está aí um dos maiores segredos para não ficar de ressaca no dia seguinte.

À parte todos esses benefícios citados anteriormente, tomar água é das melhores maneiras de não acordar com dor de cabeça. Claro que consumir bebida alcoólica sem exageros também é. Mas, enquanto o vinho ou a cerveja desidratam, a água reidrata o corpo, deixando-o equilibrado. E, mesmo que se tenha tomado água durante a noite toda, vale a pena virar um copão antes de dormir. A medida recomendada é: para cada taça de vinho, um copo d’água. É tiro e queda. Não tem erro. No dia seguinte, a pessoa acorda zerada!

Mas, tem gente que gosta mesmo de tomar água com gás. Qual você prefere? Particularmente, gosto das duas. Então, tomo a que tiver disponível no momento. Dizem que a água com gás pode provocar dois efeitos, principalmente durante o consumo de álcool ou vinho. O primeiro deles é “roubar” o sabor do vinho. Enquanto o outro é ajudar a absorver melhor o álcool, deixando a pessoa mais alcoolizada. Tudo por causa do gás. Na prática, nunca senti isso. Cientificamente, não sei dizer. O que sei é que é melhor tomar que não tomar.

Das águas com gás, tem-se dois tipos: a mineral com gás ou a água gaseificada. A primeira delas vem originalmente de uma fonte natural com dióxido de carbono. Já a gaseificada passa por um processo artificial, o que a deixa mias “pesada” que a anterior. Todas elas hidratam da mesma maneira, mas, o gás consumido em excesso pode provocar desconfortos, de modo especial para quem tem problemas no estômago, para quem vai praticar algum exercício físico pesado, entre outros aspectos.

No caso do vinho – voltando a ele –, a água ajuda a limpar o paladar ou a própria taça, ainda mais quando se está degustando diferentes tipos de rótulos, seja um mais encorpado, seja menos complexo, seja sul-americano, seja europeu. Então, uma tacinha de água entre uma taça de vinho e outra, além de ajudar a repor o líquido perdido com o álcool, abre caminho para a degustação do próximo. Porque, afinal, não se pode ficar sem degustar um bom vinho, né? Você, meu caro leitor, sabe que, para mim – assim como para os italianos e franceses –, o vinho é alimento! E a água, também!

.
. | Foto: Folha Imagem