É quase impossível definir quantas frutas existem no mundo. Algumas estão entre as mais consumidas no planeta, como a banana e a maçã, enquanto outras são tão raras que até escrever este texto eu nem imaginava que existia, como a cherimoia, a granadilha, a longan, a mangostão e tantas outras das quais não tenho ideia do sabor que têm. Uma rápida pesquisa na internet dá conta de que o Brasil tem pouco mais de 300 frutas genuinamente brasileiras, além das mais de 300 encontradas por aqui. No mundo, não se consegue chegar a número específico. E você, caro amigo leitor, é um bom consumidor de frutas?

Frutas variadas oferecem uma incrível combinação de sabores
Frutas variadas oferecem uma incrível combinação de sabores | Foto: Pixabay

Confesso que eu, particularmente, aprecio pouco as frutas. Não tenho o costume, embora sempre tenha sido incentivado a consumi-las. Uva, por exemplo, é das preferidas. Desde criança. E agora, mais adulto, na forma de vinho também. Melancia, mexerica e abacaxi estão no rol de mais consumidas por mim. Entretanto, meu paladar prefere apreciar as frutas de outras formas diferentes das naturais, como em sucos. Laranja, caju, limão, acerola e toda a infinidade de sabores possíveis. Até mesmo o famoso tamarindo, difundido e conhecido a partir do seriado Chaves, no SBT, uma fruta africana recheada de vitaminas A, C e E. Você já tomou tamarindo? Eu já, embora seja difícil de encontrar.

Um giro pelo aclamado suco da rodoviária de Londrina permite conhecer frutas diferentes, menos comuns e misturas muito saborosas. Entre as mais conhecidas e consumidas, abacate, abacaxi, acerola, açaí, banana, goiaba, jabuticaba, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, morango, pêssego, pera, pitanga, tangerina e uva. Claro que tudo depende do paladar e do costume de cada um. E seria injusto deixar outras tantas frutas de fora da lista. Por isso, nada aqui é oficial. Nem absoluto.

Agora, tem gente que prefere não misturar a fruta com outros tipos gastronômicos. Eu as defendo: a combinação de sabores é muito vantajosa! Além do que apreciá-las em outros formatos também é muito bom. Vamos dar exemplos: já fiz um risoto de pera com queijo brie que fica delicioso. Já comi a inigualável lichia com cream cheese. E adoro um limão siciliano em formato de licor. Outro dia experimentei um damasco recheado com cream cheese (ou requeijão? Não me recordo agora) e calda caramelizada, feita pela grande amiga Ane Conor (que me perdoe se eu não tiver registrado os ingredientes corretos!). A clássica manga na salada também não pode faltar, assim como a laranja na feijoada e uma farofa de banana!

E você, de que jeito prefere as frutas?