À bolonhesa, de queijo e presunto e até de espinafre. Com repolho, ervilhas e ainda feita de camarão! São vários os tipos e sabores. O formato? Fitas de massa dispostas em camadas alternadas com recheio e molho. Não há dúvidas de que delícia estamos falando, né? Obviamente, da lasanha, um prato europeu (não necessariamente italiano) que conquistou o mundo e do qual se tem registros a partir do século XIII. De tão arraigada em nossa cultura, ganhou até um dia para chamar de seu: 29 de julho, Dia Nacional da Lasanha.

Você gosta de lasanha? Os ingleses adoram. E não é de hoje. Há evidências de que a corte do Rei Ricardo II (1367-1400), na Inglaterra, apreciava o prato, com suas variações de origem. Tanto que o modo e preparo está registrado nos primeiros livros de receita do país. Apropriado pelos italianos, o prato que assumiu o nome do alimento rodou o mundo com a imigração dos italianos, principalmente no início do século passado.

Lasanha: um prato apreciado em todo mundo
Lasanha: um prato apreciado em todo mundo | Foto: IStock

Em casa, a lasanha figura à mesa vez em quando. Ora comprada, ora feita por nós mesmos. A última vez que degustamos o prato foi um trabalho preparado por meu pai e minha irmã. Ficou deliciosa, embora a camada de cima precisasse cozinhar um pouco mais. A da tia Silvinha, que mora em Curitiba, também é excelente. Mas, uma das melhores é a que o pessoal da Casa de Massas Bom Paladar (R. Pref. Hugo Cabral, 1087) faz, já há mais de 30 anos.

Nascida em 1986, no mesmo ano que eu, a casa de massas é tradicional em Londrina. Minha falecida e saudosa avó Clarice frequentava o local semanalmente, pois, ficava a meia quadra de distância da casa dela, na Av. Duque de Caxias. Por consequência, também peguei o hábito de degustar as delícias preparadas por eles. E a lasanha está entre elas. Agora, mais de três décadas depois de inaugurado pela dona Francisca, o estabelecimento é o patrocinador das dicas do Multi Chef, vídeo que ainda vai ao ar no canal do Youtube da Multi TV, com indicações preciosas da lasanha deles.

Pode ser no domingo na hora do almoço ou num jantar de sexta-feira ou sábado. Ou, ainda, em qualquer dia da semana. Não tem regra. O importante é encher a mesa de gente e aproveitar a degustação da lasanha. Para quem gosta, um bom vinho italiano cai muito bem, se a lasanha for de molho vermelho, claro, como é a feita pelas meninas da Bom Paladar. O importante é que todos sejam felizes degustando uma excelente lasanha.