Um rodízio de gastronomia catalã não é corriqueiro nem usual no Brasil. Mas, pode ser encontrado às terças, quartas, quintas e domingo no Paco – Cocina y Bar, em Curitiba (Alameda Dom Pedro II, 669, Batel, no Espaço Springfield). E foi justamente com o que me deparei no último domingo, quando estive na capital paranaense e pude experimentar um pouco dessas iguarias tão gostosas e, o que é melhor, com vinho liberado. Sim! Das 18h30 às 22h os atendentes não te deixam sem um petisco nem com a taça vazia. É tudo à vontade. E já vou adiantando: a gente sai de lá satisfeitíssimo.

Inicialmente, o que me chamou a atenção foi o open de vinho. O rótulo servido é o Fabenne, produzido no Rio Grande do Sul. Você pode degustar todos os que estão disponíveis o quanto você quiser: branco, rosé e tinto. Comecei pelo branco, evoluí para o rosé e terminei no tinto. Deliciosos. Não os conhecia, mas, gostei muito. São excelentes vinhos de entrada, de modo especial o tinto. Tanto o branco quanto o rosé são muito refrescantes. Particularmente, o branco não é tão ácido. E o tinto, embora não seja dos mais elaborados, vai muito bem entre os iniciantes no universo vinífero.

Entre as tapas, torradinhas com presunto parma, batatas assadas, bolinhos recheados e até risotos, além de churros de doce de leite como sobremesa. Tudo muito delicioso. Entretanto, senti falta do ceviche de polvo e de mais peixes na composição do rodízio. Afinal, as tapas são aperitivos servidos para serem degustados como entradinhas e, apesar de ter diversos ingredientes como presunto cru, batatas, pães, molho de tomate, entre outros, estão no cardápio anchovas, lulas e polvo.

Uma rápida olhada no cardápio mostra que os frutos do mar fazem parte das opções. Para quem quiser, há pratos como paella, polvo e camarões fartos. Extremamente tradicional, a cozinha catalã usa e abusa dos ingredientes mediterrâneos, com muito azeite, além dos peixes, assim como vegetais ricos em fécula, como feijão, grão de bico, batata, lentilha e ervilha. Essa mistura é eclética e muito saborosa. Marcante, eu diria. Infelizmente, não sei de algum lugar onde se possa encontrar esse tipo de gastronomia em Londrina. Ao contrário, Curitiba está repleta de opções catalãs para se degustar à vontade.

Outra característica que percebi é que, embora seja possível identificar a tradição através dos ingredientes escolhidos, a criatividade moderna e contemporânea permite apresentações diferenciadas, descontruídas e altamente inovadoras. Vale a pena experimentar e se deliciar. E, mesmo assim, não será possível degustar tudo de uma vez. Sempre ficará faltando algo novo para conhecer dentro de um universo vasto e delicioso.