Leve ou com bastante sustância, não importa qual seja, sempre que chega essa época do ano, vem à tona a grande discussão: sopa é janta? Brincadeiras e rivalidades à parte, os caldos são os queridinhos do inverno, que inaugurou recentemente a temporada de frio, muito embora o outono já nos tivesse dado um pouco desse gostinho. De fato, as casas especializadas em sopas ficam lotadas pela procura dos clientes, ávidos por essa iguaria. Apesar de que, eu acho que a sopa vai bem durante todo o ano, ainda mais se estiver acompanhada de um bom vinho.

Mas, por que é que eu defendo a sopa em qualquer época? Originalmente, na longínqua pré-história, os caldos surgiram como uma maneira de amaciar carnes e vegetais mais duros. Antes mesmo da descoberta do fogo. Relatos dão conta de que os ingredientes eram fervidos em poças de água quente próximas aos vulcões, cuja atividade esquentava a água. Assim, partindo desse princípio, podemos esquentar carnes e legumes quando a gente quiser. E, dado o desenvolvimento da gastronomia, podemos, inclusive, incrementar e inventar sabores.

Carnes vermelhas, carne de frango e até de porco vão muito bem misturadas nos caldos, quaisquer que sejam. De mandioca, de batata ou até de feijão. Esse último, até pede uma linguicinha. Mais aguados ou mais pastosos, depende do gosto de quem irá degustar. A fim de mudar um pouco a proteína, tem gente que coloca uns bons cogumelos mergulhados nos caldos: shitake, shimeji, paris ou portobello são alguns dos mais comuns encontrados por aqui. Entretanto, a criatividade é grande e permite inovar.

Aliás, a sopa é tão versátil quanto os ingredientes que temos na geladeira. Afinal, a combinação do caldo quem faz é cada um que vai degustar, ao seu próprio gosto. Entretanto, se estiver com preguiça de ir para o fogão, Londrina tem diversas e excelentes opções, entre elas algumas das mais tradicionais, como o Barraco da Sopa e o Zuppa Tratoria. Quando o assunto é canja – alguns dizem que é um tipo de sopa, outros negam –, o ideal é a do Big Burguer. Entretanto, diversos outros estabelecimentos preparam sopas e caldos, alguns sazonalmente no cardápio, outros o ano todo.

Em todos os casos, um bom vinho tinto harmoniza super bem. Pode ser um argentino malbec, um chileno carménère ou um uruguaio tannat. Afinal, vinhos mais encorpados ajudam a sopa e o caldo a nos esquentarem nesse inverno. Mesmo assim, o mais importante é harmonizar essas iguarias com o gosto de cada um.