Dessert, postre ou, simplesmente, sobremesa. Um giro pelo mundo vai nos mostrar que é comum degustar alguma iguaria, na quase totalidade dos casos doce, logo após a refeição principal. É comum também dizer à boca pequena que não importa o quanto a gente coma, sempre tem um lugar no estômago para a sobremesa. É como se houvesse um compartimento à parte, secreto e se fundo. Não importa qual, ela sempre tem um lugar especial no paladar das pessoas. Afinal, qual a sua preferida?

Brinco que sobremesa tem que ser de chocolate e bem doce. Parece que meu corpo pede um bombom logo após o almoço. Sonho de Valsa, talvez, seja uma das excelentes opções. Mais que isso, um quadradinho de Milka, por exemplo, vai muito bem com um cafezinho, também logo depois da refeição principal. Pode ser de outra marca, de outro tipo e de outros países. Não interessa! Faz toda a diferença ter uma sobremesa para chamar de sua.

Mousses e pudins estão entre as sobremesas preferidas
Mousses e pudins estão entre as sobremesas preferidas | Foto: Pixabay

Outro dia, por exemplo, tive de encomendar os brownies que a Thaís Bessa faz. Ela já gravou o Multi Chef comigo, mas, ensinando a preparar uma deliciosa torta de chocolate com especiarias. Os brownies são delícia à parte! Bem recheadinhos, são quase que uma prece divina! Além disso, estou com muita vontade de experimentar os biscoitos que meu ex-aluno Luiz Leite está preparando e vendendo pela internet. É uma espécie de sanduíche de cookie com generosos recheios de doce de leite, brigadeiro, nutella e outros mais. Já deu água na boca né? Ah, jamais posso me esquecer do pudim de leite condensado, que minha comadre Rose Gentilin faz com tanto primor e que a Cereja Matsubara nos ensinou uma receita prática!

Mas, tudo bem. É preciso considerar que nem todo mundo gosta de sobremesa tão doce e achocolatada. Por isso, aqui entram na lista diversas outras criações, desde sorvetes, saladas de fruta, bolos dos mais variados. E algumas famosas pelo mundo: creme brulee, da França, torta de maçã, dos Estados Unidos, e aqueles deliciosos doces árabes que têm excelentes representantes em Londrina. Ah, não posso deixar de listar as criações mais inovadoras dos chefs locais e, claro, nacionais, tantas quantas forem as ideias criativas que ocorrerem.

Só uma ressalva, que eu já escrevi sobre isso por aqui, em dezembro passado: sagu não é sobremesa! Ah, isso meu recuso: classificá-lo como sobremesa! Brincadeiras à parte, tem muita gente que gosta e que é acostumada a apreciar um bom sagu. Cada um com seu gosto, não? Independentemente disso, a alta gastronomia se especializou em produzir as mais diferentes e deliciosas sobremesas que se pode degustar. Não é possível, obviamente, calcular quantas existem no mundo. Mas, é possível dizer que sempre tem lugar para experimentar mais uma! É ou não é?