Risoto: uma delícia em qualquer receita
Risoto: uma delícia em qualquer receita | Foto: Kaori Rossi/ Multi TV

Você já degustou um risoto feito com “arroz amanhecido”? Diferente, né? Mas, muito delicioso. E prático de se fazer. O Multi Chef desta semana ensinou a receita convidando a professora doutora Renata Perfeito Ribeiro, que hoje é chefe do departamento do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No cardápio do programa, ainda temos um excelente papo sobre as comemorações dos 50 anos do curso, que serão completos em 2022. E, assim como uma boa receita, os ingredientes e preparativos precisam ser bem feitos antes de tudo!

Sou suspeito para falar, pois, gosto de risotos de tudo quanto é jeito. Sábado passado fiz um no fogão à lenha! Aliás, é diferente porque não tem como controlar o tamanho do fogo, então, é preciso ficar atento. Mas, disseram que estava delicioso: queijo gorgonzola e cogumelos paris, shimei e shitake. E uma boa pitada de pimenta calabresa! Por outro lado, amo os risotos do Barraco da Sopa, como já disse por aqui e já gravamos no Multi Chef (chegando lá, peça o risoto que eu peço: queijo gorgonzola com costelinha defumada! Não tem no cardápio, mas, eles preparam com muito amor!). Logo nas próximas semanas, vamos mostrar um risoto feito na panela de pressão!

Esse risoto que a Renata faz aproveita o arroz que sobrou do almoço, por exemplo, prepara um creme delicioso que é misturado com itens que você pode escolher: palmito, tomate cereja, alho poró e tantos outros à sua escolha. Preparamos, degustamos e ensinamos. É só acessar o QR Code que vai direto ao vídeo. Entretanto, também conversamos muito sobre os 50 anos do curso de enfermagem da UEL, história que fui convidado para registrar em livro. Sim! É importante deixar registrada a história de pioneirismo e luta dos que arregaçaram as mangas e construíram uma Londrina da qual nos orgulhamos hoje.

Além de todos os projetos que são referência no Brasil todo, entre eles o Banco de Leites do Hospital Universitário (HU) e o currículo integrado, o curso de enfermagem da UEL ainda tem suas pioneiras vivas, mulheres enfermeiras que aceitaram o desafio de implantar o curso, na época a convite do reitor Ascêncio Garcia Lopes. Todas já foram entrevistadas. A próxima etapa é escrever. E a publicação está prevista para o início de 2022. Não tem alegria maior que poder contribuir com o registro da história. Não tem alegria maior que poder compartilhar essas histórias sentado em uma boa mesa, com um bom risoto, um excelente vinho e uma ótima convidada! Assista logo ao vídeo desta semana!

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.