Outro dia ofereci a um vizinho uma muda de boldo. Elegantemente, ele disse que não utilizava. Mais que isso: contou-me que costumava tomar chá de boldo nos tempos de sua juventude, quando estava “de pileque”, o famoso porre ou ressaca. De fato, dizem que a planta tem propriedades muito boas para aliviar o exagero no consumo da bebida alcoólica. O boldo contribui para eliminar o acetaldeído, uma substância produzida pelo fígado e que dá sensações como boca seca, dor de cabeça e mal estar.

Mas, para que mais serve o boldo? Preciso descobrir maneiras diversas de utilizá-lo porque a pequena muda que ganhei da tia Silvana, plantada na horta aqui de casa, só fez crescer e está quase invadindo o quintal desse meu vizinho ao qual eu ofereci a planta. Aliás, se ele quiser, basta cortar um galho que está quase pulando o muro. Confesso que não sei dizer de qual espécie é, porque não sou um especialista em boldo, mas, já fiz uso dele em forma de chá e, verdadeiramente, melhora o funcionamento do estômago.

Boldo: chá é excelente para eliminar os excessos de bebida alcóolica
Boldo: chá é excelente para eliminar os excessos de bebida alcóolica | Foto: Fábio Luporini/ Divulgação

Uma das vantagens do boldo é ajudar na digestão. Para isso, a recomendação é tomá-lo em forma de chá antes ou depois das refeições. Isso ajuda, inclusive, na diminuição dos gases. É que o boldo estimula a liberação da bile e, assim, também pode ser um aliado no funcionamento da vesícula biliar. Nesses casos, entretanto, o ideal é ter uma recomendação médica. Afinal, já começa a interferir na função dos órgãos. Inclusive, é uma planta que ajuda o fígado a funcionar melhor, graças aos antioxidantes presentes em sua composição.

E para emagrecer? O boldo ajuda? Diurético do jeito que é, com certeza sim, já que estimula a liberação de líquidos. Assim como pode ajudar no controle de alguma intolerância alimentar, já que tem ação anti-inflamatória e anti-espasmódicas que aliviam cólicas intestinais, má digestão e produção excessiva de gases. Com tantos benefícios, por que é que não nos habituamos a tomar chá de boldo com mais frequência? O argumento dos adultos está sempre na ponta da língua: é amargo e tem gosto ruim.

Olha, vou dizer uma coisa. Eu discordo. Obviamente, não é dos sabores que mais agradam ao paladar. Entretanto, não há nada que nos faça ter alguma ânsia. Pelo contrário, é perfeitamente tomável. E, de repente, pode ser associado com alguma outra planta, como o manjericão, hortelã ou gengibre. A internet está aí para nos ensinar as muitas e diferentes combinações. Que tal tomar um chá de boldo? Se quiser uma muda, já sabe quem procurar...

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link