Música boa, ambiente gostoso e cardápio delicioso. Esse é o briefing do Quintal Verde, restaurante badalado que fica no centro histórico de Paraty (RJ). Sim! Veja que uma rápida viagem de três dias pode render muito assunto para falar. Mas, prometo que essa é a última coluna da série gastronômica paratiense, muito embora haja ainda diversas possibilidades, inclusive para além da gastronomia. A cidade tem praias, cachoeiras e cachaçarias que valem a visita e cada palavra escrita.

E no Quintal Verde é possível visitar cada uma das praias de Paraty, pois, são elas que dão nome aos pratos. Escolhi a Praia do Sono, um lugar paradisíaco ao sul da cidade, sentido litoral norte de São Paulo. Não a visitei, mas, fiquei com vontade e já estou programando para voltar. À mesa, um inigualável bobó de camarão com creme temperado com azeite de dendê, leite de coco e tempero caseiro. Para acompanhar, arroz, batata frita e farofa de dendê. Preciso dizer que o prato, indicado para uma pessoa, serviria muito bem até duas. Saí de lá satisfeitíssimo, com a quantidade e com a qualidade.

Originário da culinária afro-brasileira, o bobó de camarão é cremoso e preparado com camarões refogados. Particularmente, não tenho muito parâmetro para comparar, pois, não é muito comum nem tão acessível a degustação desse prato. Experimentei poucas vezes na vida. De qualquer maneira, estava à altura dos outros. E, com certeza, eu degustaria novamente. Apesar disso, haveria muitos outros pratos para experimentar.

Entre os destaques, Praia dos Antigos (moqueca de peixe), Ponta Negra (espaguete com camarão), Saco Bravo (espaguete com frutos do mar), Praia do Meio (risoto de camarão), Saco do Mamanguá (risoto caiçara com arroz de peixe, abóbora e camarões), Ponta da Juatinga (caldeirada de frutos do mar) e Ponta do Cairuçu (peixe com banana da terra). Até mesmo as entradas foram batizadas, mas, com o nome de algumas ilhas: Ilha do Sapeca (casquinha de siri), por exemplo, é uma delas.

Penso que, quando a gente viaja para algum lugar diferente, é preciso experimentar gastronomia diversa, local. Da mesma maneira que vamos conhecer lugares novos, nosso paladar também deve experimentar novos sabores. Assim, já estou precisando voltar ao Quintal Verde, em Paraty, para degustar cada um desses pratos descritos aqui, além de outros que fazem parte do cardápio. E, no esteio gastronômico, poder visitar as diferentes praias e ilhas que não deu tempo de conhecer, mas, que são lindas e paradisíacas.