Você gosta de peixe? Consome com frequência? Eu, particularmente, amo! E de vários tipos viu. Pode ser frito em forma de isca, pode ser empanado. Ou, então, assado com pimentão, cebola, alcaparras e cogumelos (aliás, o Multi Chef já gravou uma receita deliciosa de papelote de tilápia). Cru também é uma delícia. Em forma de moqueca, também! Não importa qual seja a receita, peixe é bom, nutritivo e saudável. Rico em ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12, o peixe diminui riscos de doenças cardíacas, ajuda no desenvolvimento cerebral, é excelente para regenerar células nervosas e formar tecidos, além de atuar na prevenção de doenças ósseas e de anemia.

Peixes: grelhados ou ensopados são sempre deliciosos
Peixes: grelhados ou ensopados são sempre deliciosos | Foto: Pixabay

Mas, por que tem tanta gente que não gosta de peixe? Alguns têm traumas de infância. Eu mesmo, quando criança, não comia frutos do mar (bacalhau e camarão, por exemplo). Já contei essa história por aqui e hoje sou fãzaço desse tipo de gastronomia. Pode me convidar que eu to dentro! Outros, dizem que o odor é muito forte e característico. E, de fato, o peixe não passa despercebido. Tem quem diga ainda que sinta gosto de terra, o que pode estar relacionado ao fato de o peixe ter ou não ter escamas.

Eu não sabia, mas, o peixe ideal para consumo é aquele com escamas. Os sem – com couro ou cartilagens, por exemplo – acabam retendo um maior número de microorganismos que podem ser prejudiciais ao ser humano. Daí, muitas vezes, gostos parecidos com os de terra. De qualquer forma, a oferta de peixes de rios ou de mares no mercado é tão grande que dispensa o consumo de peixes impróprios. Entre os disponíveis mais comuns por aqui estão a tilápia, a merluza, a corvina, o atum, a sardinha, o salmão e o bacalhau. Uns mais acessíveis que os outros, mas, todos disponíveis por aí.

Existe uma infinidade de outros aos quais o paladar não está acostumado. Outro dia, por exemplo, comi ceviche de pirarucu, um peixe amazônico mais difícil de se encontrar por estas bandas. Uma rápida pesquisa na internet aponta que outros tipos de peixe estão sendo consumidos: entre eles, Olho de Cão (Priacanthus arenatu), Olho de Boi (Seriola dumerili), Pargo-Rosa (Pagrus pagrus), Sororoca (Scomberomorus brasiliensis), Carapau (Caranx crysos) e Xáreu (Caranx hippos). Todos bem incomuns, não? Todavia, com certeza vale a pena experimentar e degustar. Basta saber preparar uma boa receitinha, deixar bem temperadinho e escolher um bom vinho para harmonizar tudo!