Para uns, é a melhor e mais importante refeição do dia. Outros, no entanto, nem fazem questão de tê-la. Mesmo assim, especialistas concordam que o café da manhã tem o potencial de melhorar a saúde mental e física das pessoas, impactando na qualidade de vida, no estresse e na depressão. Ou seja, de fato, é uma refeição extremamente importante. Mas, afinal, na sua rotina, qual o lugar que o café da manhã tem? Porque, apesar de toda importância, é preciso levar em conta o tipo de alimentação que se deve consumir nessa refeição.

A variedade do café da manhã dos hotéis: uma delícia de dar água na boca
A variedade do café da manhã dos hotéis: uma delícia de dar água na boca | Foto: Pixabay

Para mim, particularmente, o café da manhã nem sempre foi uma refeição à qual eu dei tanta importância. Quando criança, normalmente, o café da manhã era feito com pães e bolachas, além de leites e derivados, como achocolatados matinais. Saudades também dos cafés que a escola servia na merenda do intervalo! Com o tempo, fui percebendo que os derivados laticínios não me caíam muito bem no estômago, o que me fizeram reduzir seu consumo. Provavelmente, isso significa que eu tenha uma leve intolerância à lactose, muito embora eu nunca tenha realizado qualquer exame para comprovar. Depois de adulto, a correria e a pressa de ir para o trabalho, muitas vezes, fizeram-me negligenciar o café da manhã.

Hoje, entretanto, eu não dispenso um bom café preto sem açúcar antes de iniciar as atividades do dia. E, com certeza, faz-me falta um pão com requeijão ou manteiga e queijo e presunto. Sem essa combinação, realmente, o dia não fica bom. Só que isso é um hábito que se cria e se constrói ao longo do tempo. Nem sempre foi assim e, talvez, nem sempre será. Se eu pudesse mesmo, teria todos os dias um café da manhã de hotel. É bom, não é? O que mais me chama atenção são os ovos mexidos com bacon, um costume e hábitos culturais em países como Estados Unidos e Inglaterra. Lá, o café da manhã é realmente uma refeição substancial.

Aqui no Brasil, os cafés da manhã de hotel têm uma infinita variedade de frutas tropicais, sucos, iogurtes, cereais, salgadinhos, pães, tortas e bolos dos mais variados sabores. Sem contar panquecas e waffles, costumes também importados de outros países. É claro que, se a gente comer café da manhã de hotel todos os dias, a nossa alimentação ficará desequilibrada e o nosso peso também. Mas, de vez em quando, é sempre bom. Dois deles, nunca me esqueço: a mesa de café da manhã do Hotel Bourbon Cataratas e a grande variedade do Tayaya Resort. E você, considera qual café da manhã de hotel mais gostosos? Ou qual seu hábito matinal nas refeições?

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.