Pão. Uma palavrinha pequena que carrega consigo grandes definições, formatos, sabores e jeitos de se fazer. E que tem um lugarzinho especial na mesa do brasileiro. De que jeito você mais gosta do seu pãozinho? Em que formato? E com qual sabor? Há muitas variáveis inventadas desde que o pão surgiu, 12 mil anos atrás, na Mesopotâmia, na região do atual Iraque. Uma coisa, entretanto, permanece: o consumo do pão pelas pessoas, independentemente de como seja e de quem sejam.

Pão: alimento é o companheiro do dia a dia
Pão: alimento é o companheiro do dia a dia | Foto: Pixabay

A princípio feito do trigo, já que a então Mesopotâmia era forte no cultivo deste cereal, o pão é resultado do cozimento de uma massa feita com a farinha, misturada à água e ao sal. De fato, pode ser uma das primeiras comidas preparadas pelo ser humano, que permanece no nosso paladar gastronômico até os dias de hoje. Com atualizações, claro: ganhou misturas com mel, azeite, suco de uva, tâmara, ovos, bacon, carne moída, damasco, nozes, pimenta, azeitonas, queijos e muito mais ingredientes quanto for a criatividade.

E, ao longo dos milênios, viu-se em produzido de diferentes maneiras – sem fermento, fermentado, integral, escuro e com fermentação natural – e em formatos variados – baguete, pão francês, brioche, pão italiano, pão australiano e pão de queijo, entre outros. Aliás, no Multi Chef, exibido pela Multi TV no Youtube, entrevistamos o padeiro João Paulo Massi, que ensinou uma deliciosa receita de brioche com nutella. É mole? É de acabar com a dieta de qualquer um! Só clicar no QR Code e dar um check nos vídeos.

De qualquer forma, o pãozinho é companheiro de todo dia. Eu, particularmente, gosto de um pão de forma com requeijão cremoso ou catupiry e umas fatias de queijo, copa ou presunto parma por cima. Ás vezes, dou uma tostada na sanduicheira. De vez em quando, sinto falta de um pão com mortadela e margarina. Gosto também dos paninis, principalmente o de requeijão com peito de peru (sanduíche no pão de queijo). E os pães de fermentação natural? Deliciosos: com bacon, azeitona, pimenta, damasco e muitos outros ingredientes. Além, é claro, de um dos meus preferidos: o pão italiano (torrado com azeite, fica uma delícia!).

Viu só? O pão rodeia nossa rotina. Todo mundo tem um pão preferido e uma história com pão. Qual é a sua? Aliás, qual pãozinho você está degustando enquanto lê este jornal? É no café da manhã ou no café da tarde? Não se esqueça que a gente aqui da Folha é sempre uma boa companhia para o seu pão. E estamos esperando o convite para um cafezinho!