Se essa onda de calor pela qual passamos da semana passada para cá trouxesse junto um gênio que me concedesse ao menos três desejos, um deles, com certeza, seria ser transportado de volta à Itália para poder degustar todos os deliciosos sorvetes possíveis. Obviamente que um dos desejos seria resguardado ao reflorestamento, ao replantio de árvores nas cidades, nas áreas de proteção ambiental, na Amazônia, enfim, para que, de fato, a temperatura do mundo pudesse se equilibrar. Entretanto, como esta é uma coluna de gastronomia, vamos focar no sorvete, embora a discussão climática seja de suma importância!

Em julho, estive em Verona, cidade do amor e da eterna Julieta, de Shakespeare. Ali pertinho da casa retratada com sendo da personagem paramos para tomar um sorvete. Escolhi o de pistache, inigualável e incomparável. Dou-lhe até o endereço: Gelateria Impero, bem na entrada da Piazza Dei Signori, na rua homônima. Obviamente que se você quiser tem de chocolate, de flocos e de dezenas de outros sabores. Um detalhe: ali um dos atendentes fala português porque namora uma brasileira. E, contrariamente à fama dos italianos, ele e seu colega foram muito receptivos e acolhedores.

Claro que não se pode deixar de tomar um sorvete de morango na Fontana di Trevi, em Roma, caso você tenha a oportunidade. Bem em frente está a imperdível The Gelatist Trevi, ponto de encontro de turistas do mundo inteiro e parada obrigatória para quem for jogar uma moedinha na famosa fonte de água romana. Nesse caso, minha última visita foi em 2015. Preciso voltar para rever a bela Roma! Saudades também de tomar um gelato na bela Milão, capital mundial da moda, do design, da arquitetura. A praça do Duomo está cheia de opções deliciosas!

Mas, como eu não estou na Itália, infelizmente, o jeito é me virar por aqui. Vez em quando a gente compra uma caixa de picolé do Gela Boca para ir degustando ao longo da semana. Nem sempre dura muitos dias. Desta vez, no entanto, preparei minha receita especial de sorvete de limão siciliano. Sempre tem quando recebo encomendas do Lupocello Perfetto e preciso comprar muitos limões sicilianos para preparar o licor italiano. Alguns viram limonada, enquanto outros resultam num delicioso e cremoso sorvete de apenas três ingredientes: suco de limão, leite condensado e clara em neve. Simples assim.

Para prepará-lo, basta misturar o suco do limão no leite condensado até deixá-lo consistente. Depois, misture a clara em neve. Leve ao congelador e espere gelar para ficar com cara de sorvete, senão, fica com a consistência de um mousse cremoso. Já vi receitas em que é possível misturar um pouco de açúcar na clara em neve para transformá-la num merengue. Nunca testei, quem sabe numa próxima. Afinal, logo logo vou precisar de outra leva do sorvete.