Faz mais de 3 mil anos que o ser humano conhece a trufa, um gênero de fungos muito utilizado na culinária, hoje elevada ao patamar da alta gastronomia. Entretanto, ainda assim, não é todo mundo que conhece a iguaria e, muito menos, tenha experimentado ou degustado algum prato que leva o ingrediente. Pudera, o “tartufo”, nome em italiano, é raro e difícil de se encontrar na natureza, sendo característico de uma determinada localidade e, até mesmo, colhido numa espécie de ritual ou tradição.

Então, não é algo tão acessível assim. Mais pelo valor dos produtos que pela disponibilidade no mercado. Em Londrina, é menos comum. Mas, em São Paulo, já é possível encontrar com mais facilidade. Aliás, já falamos desse tema por aqui. Quando fui ao Eataly, havia um festival do ingrediente, com produtos dos mais diversos sendo vendidos em promoção, o que não significa que estavam baratos. Desta vez, mais recentemente, estive na capital paulista para realizar o cerimonial de um evento corporativo e tive a oportunidade de me reencontrar com a trufa.

O evento estava sendo realizado próximo ao Shopping Morumbi, onde fui almoçar num dos dias. Deparei-me com a Tartuferia San Paolo, um restaurante especializado em trufas italianas, branca ou negra, seja em lascas, em conserva ou in natura, que também tem uma unidade na Oscar Freire. Não tive dúvidas: escolhi almoçar ali e, para minha surpresa, o local oferecia um menu Mezzogiorno, que incluía um antepasto, um prato principal e uma sobremesa por R$ 62.

Para começar, uma polenta com creme de gorgonzola trufado. Que combinação maravilhosa! Já gravamos a receita de uma polenta tradicional no Multi Chef da Multi TV, mas, jamais imaginei que o gorgonzola pudesse harmonizar tão bem com esse prato. E o toque aromático da trufa tornou o sabor ainda mais especial. Em seguida, pedi um risoto de burrata finalizado com azeite de trufas. Claro que eu incrementei o prato com o parmesão ralado oferecido pelo restaurante e pedi um pouco mais de azeite.

Até fiquei com vontade de comprar um azeite para mim, algo em torno de R$ 130 o vidro com meio litro. Por fim, experimentei o brigadeiro de chocolate belga com trufas, uma delícia que vale uma coluna à parte, muito embora o tema brigadeiro seja frequente por aqui. De volta a Londrina, trouxe comigo as melhores lembranças e memórias degustativas, uma nostalgia que me fez incluir esse restaurante no rol de paradas obrigatórias quando for a São Paulo.

...

A opinião do colunista não reflete, necesariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link