Normalizem o Menu Degustação!
Degustar diferentes itens do cardápio, em porções menores, é prática que vai se tornando comum em alguns restaurantes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de março de 2023
Degustar diferentes itens do cardápio, em porções menores, é prática que vai se tornando comum em alguns restaurantes
Fábio Luporini/ Especial para a Folha

A primeira vez que tive contato com o chamado Menu Degustação foi na Itália, alguns bons anos atrás, viajando por várias cidades e com uma vontade de conhecer tudo em um curto período. Isso inclui a vasta e diversa gastronomia. Então, a solução encontrada foi experimentar, a cada parada em um restaurante, dia e noite, o tal do Menu Degustação. De volta ao Brasil, foi difícil, ao menos em Londrina, encontrar um local que possibilitasse uma experiência como aquela, de degustar diferentes itens do cardápio, em porções menores.
Alguns tipos de massas, por exemplo, só foram possíveis de conhecer porque estavam incluídas em uma sequência de outros pratos, igualmente deliciosos, servidos um atrás do outro. Na Itália, um dos itens que não podia faltar no Menu Degustação era o vinho. Às vezes, vinha até meio litro de vinho em cada pedido. Os restaurantes por lá, inclusive, mantinham no cardápio a opção do Menu Turístico, que era mais acessível aos turistas, mas, ao mesmo, tempo, era uma refeição completa, chegando a ser de 10 a 13 euros.
Mais recentemente, talvez num movimento pós-pandemia, percebi diversos restaurantes em Londrina incluindo o Menu Degustação no cardápio. Outro dia mesmo fui experimentar o do La Pasta Gialla, que fica no Aurora Shopping. No caso, era preciso ir em duas pessoas que, por um valor específico em torno de R$ 95 por pessoa, podiam degustar cinco itens, incluindo uma salada na entrada e uma sobremesa. De fato, as porções eram menores do que o prato usual, entretanto, ao final da refeição você se dá por satisfeito.
No Guanciale (R. São Francisco de Assis, 102), também é possível degustar o menu do dia, de segunda a sábado, sempre no horário do almoço, por cerca de R$ 65. Ouvi dizer que o delicioso Cantinho Português (R. Augusto Severo, 576) também está ou estava trabalhando com esse tipo de cardápio. Quando o cliente opta por uma degustação como essa, fica sujeito à disponibilidade do cardápio do estabelecimento naquele dia específico. E está aí a grande alegria do Menu Degustação: poder experimentar itens que, normalmente, não se degustaria.
De qualquer maneira, é muito bom que estabelecimentos de Londrina estejam trabalhando dessa maneira. É preciso normalizar o Menu Degustação, afinal, não é sempre que a gente tem a oportunidade de visitar e frequentar com assiduidade todos os restaurantes, a ponto de experimentar tudo do cardápio. Nesse sentido, esse tipo de menu é uma excelente alternativa!
...
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

