É simples, porque usa apenas uma panela? Nem sempre. Dá certo trabalhinho, mas, é ideal para juntar tudo o que poderia ser jogado fora, evitar o desperdício e ainda preparar uma deliciosa, saborosa e bastante nutritiva refeição. Já sabe a que me refiro? Um prato delicioso, com o qual ninguém se importa de degustar a comida amanhecida nem o resto do churrasco de ontem. Sim! Estamos falando do arroz carreteiro, uma receita que leva o que você quiser. Ou melhor, o que você tiver na geladeira.

Arroz carreteiro: um prato saboroso que não dispensa as sobras
Arroz carreteiro: um prato saboroso que não dispensa as sobras | Foto: iStock

Dias atrás gravamos o Multi Chef na casa do Sidney, que preparou pra gente um arroz carreteiro invocado! Coisa fina e gostosa. A receptividade à nossa equipe, aliás, será algo memorável. Eu, o cinegrafista Carlinhos e a produtora Giovana sempre seremos gratos a toda a família. E agradeceremos pelo prato maravilhoso que ele escolheu para ensinar a gente ao nosso público. O arroz carreiteiro dele vai uma diversidade grande de ingredientes (ele até fez uma cobertura especial de cebola flambada, cuja gravação está um show à parte), entretanto, o nosso chef garante que não tem segredo: é só colocar o que quiser (ou o que tiver disponível no momento).

Noutra ocasião, alguns meses atrás, o arroz carreteiro ficou por conta de um dos meus compadres. Fiz um churrasquinho com alguns dos meus afilhados, assamos uma carninha (contrafilé e picanha, além da tradicional e insubstituível linguicinha) e, lá pelas tantas, ele juntou tudo na panela, cozinhou um arroz delicioso e misturou tudo, transformando as sobras em uma senhora refeição. Era já umas duas e pouco da manhã. Tudo bem que algumas horinhas mais tarde tivemos de preparar o risoto da madrugada, que também não chegou a ver o sol nascer!

O que quero chamar a atenção na coluna de hoje é com as boas características que conseguimos reunir no programa Multi Chef, que estreia toda terça-feira, às 11h, no Youtube da Multi TV. Embora os convidados não sejam exclusivamente chefs de cozinha, todos nos recebem com um preparo impecável (todo cortadinho e preparadinho), aliando qualidade e simplicidade à mesa. Foi assim com o macarrão carbonara, sucesso absoluto entre o público. E há tantos outros para se lembrar: cocada, bolo fit de cenoura, ossobuco com polenta, hambúrguer com maionese caseira, panceta à pururuca são alguns deles.

É até injusto não conseguir me lembrar de todos os deliciosos pratos que fizemos até agora, em quase um ano de Multi Chef. Os quilinhos a mais denunciam: as receitas são deliciosas. Você acompanhou todas? De qual gostou mais? Tem alguma sugestão? Envia pra gente, que teremos a maior alegria de poder cozinhar!