Muito além dos clássicos molhos de tomate ou branco, à base de leite, a culinária tem uma série de condimentos que se misturam a carnes, massas, peixes e saladas. São tantos que nem sei se já provei todos. Aliás, tenho certeza de que não. Alguns, formam a base de determinada gastronomia enquanto outros são diferentes e diversos, especiais para algum prato ou receita. Aqui, vale o que a criatividade mandar, o que a vontade pedir e o que o gosto gostar!

Molhos: além dos clássicos, há muita variedade na gastronomia mundial
Molhos: além dos clássicos, há muita variedade na gastronomia mundial | Foto: Pixabay

Um dos meus preferidos é o molho pesto. Já falei sobre ele por aqui. Faço e refaço com o manjericão da minha horta e uso, principalmente, para acompanhar um salmão grelhado. Aprendi com o amigo e chef Marcelo Camargo, do Restaurante Brasiliano, inclusive gravando o programa Multi Chef, no início do projeto, em dezembro de 2019. Entretanto, um dos melhores e mais gostosos que já provei foi do meu afilhado João Pedro Fabrini, que cozinhou para mim e sua família quando tinha 12 anos. Inesquecível.

Agora, quero mesmo aprender a fazer o molho de gorgonzola. Esse é um dos meus queijos favoritos e o que eu mais utilizo como base dos risotos que faço. Embora tenha um sabor marcante, diluído no arroz fica quase imperceptível. E harmoniza muito bem com um presunto parma (ou copa) e alcaparras. Colocar tiras de filé mingon também ajuda a incrementar o prato. Mas, voltando ao foco: gravamos ao menos dois programas que me ensinaram a preparar um molho gorgonzola.

O primeiro foi com Tiago Fuganti, que levou o molho ao filé mignon para acompanhar um arroz de couve-flor. E o outro foi o Thiago Vieira, recentemente, que jogou tudo no nhoque artesanal que fez. Não preciso dizer que ambos os pratos ficaram deliciosos, né? Mas, esse ainda não testei aqui em casa. E estou querendo, justamente, variar o acompanhamento do salmão. Será que vai ficar bom?

Agora, na gastronomia mundial a variedade é grande: de mel, de mostarda, rsoé, tártaro, bechamel, bolonhesa, barbecue, de iogurte, alho e óleo, com champignon, madeira, de vinho, molho inglês, tahini, de requeijão, de cebola, Alfredo, carbonara, de tomate, de pimentão, de ervilha, chimichurri, de hortelã, de laranja, de goiabada, de limão, de frutas vermelhas, de cogumelos, de cheirinho verdade e tantos outros que se vê por aí. Na alta gastronomia, então, são muitos. Afinal, qual é o seu preferido? Qual o que você mais faz ou melhor sabe fazer? Escolha um, dois o três, aventure-se na cozinha, abra um bom vinho (ou uma cervejinha, um gin ou whisky) e seja feliz!