Um único prato. Sem muita alternativa. Quer dizer, com a única variação entre a quantidade da proteína ou se ela vem acompanhada de batatas fritas ou salada. E é exatamente esse o chamariz de O L’Entrecôte de Paris, uma franquia que, obviamente, nasceu na capital francesa e se espalhou pelo mundo, com diversas unidades Brasil afora, entre elas algumas em São Paulo, onde tive a oportunidade de conhecer e experimentar.

O protagonista é um suculento entrecôte fatiado, um corte retirado do contrafilé, especialidade francesa. Para acompanhá-lo, uma receita secreta de um molho especial que, dizem, leva 21 ingredientes diferentes, além de 36 horas para ficar pronto. E batatas-fritas à vontade. De fato, o molho é mesmo muito gostoso. Não sou muito bom de identificar sabores, mas, com certeza, o preparo leva sal, algum tipo de pimenta e possivelmente outras especiarias. A internet está recheada de segredos desvendados e, em algumas dessas receitas, o molho leva azeite, gema de ovo e mostarda.

Ao realizar o pedido, será necessário escolher o tamanho da porção do entrecôte: 150g, 180g ou 220g, além da possibilidade de escolher um prato para compartilhar em quatro pessoas. O pedido tem ainda um singelo prato de salada na entrada. Ou, se alguém preferir, poderá pedir a salada no lugar da batata. Em todo caso, a batata-frita pode ser pedida e repedida (ou repetida) à vontade. Isso é algo comum em diversos restaurantes mundo afora. No caso do Five Guys, por exemplo, o amendoim é à vontade. Assim como no Burger King, onde o refrigerante é liberado para quem pede o combo.

O importante é ter a experiência de degustar um prato verdadeiramente delicioso, embora muito simples. Aliás, o tempo alçou a simplicidade da receita a um patamar elegante e refinado, que pede um bom vinho de acompanhamento e boas companhias à mesa. Nesse dia, junto com parentes, levamos um malbec argentino, já que a carne vermelha pede um rótulo mais encorpado. Muito embora um vinho italiano ou, até mesmo, um francês sejam excelentes opções de harmonização.

Dizem por aí que o molho especial faz a conexão perfeita entre o entrecôte e a batata-frita, que, aliás, vai muito bem obrigado com o molho. Só sei que, de fato, essa combinação resulta numa profusão de aromas e sabores que vale a pena experimentar e, quando for possível, repetir. É um prato leve e saboroso. O restaurante pode ser encontrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, além de outras capitais como Florianópolis, Aracaju e São Luis, assim como em diversas cidades do interior paulista. Está faltando alguém trazê-lo para Londrina.