Era um domingo como outro qualquer, garoava insistentemente em Londres, meus pés já estavam úmidos. Depois de assistir à breve troca da guarda em frente ao Palácio de Buckingham, resolvi caminhar pela cidade. E fui parar na famosa rua Picadilly, repleta de lojas e cafés. Um turista desavisado como eu, que decide adentrar em um desses estabelecimentos, corre o risco de ir parar no nº 181, na famosa e chiquetosa Fortnum & Manson.

Imagem ilustrativa da imagem Como saborear um verdadeiro “afternoon tea”?
| Foto: Divulgação/Fabio Luporini

Inaugurada em 1707, a loja tem uma variedade incontável de chás. Em três ou quatro andares, é possível não apenas encontrar a diversidade de ervas e sabores, mas, também, louças e porcelanas para servi-los. E, num dos andares, o turista pode degustar o famoso “afternoon tea”, o mundialmente conhecido chá da tarde inglês que, curiosamente, só foi introduzido na cultura do país, da alta sociedade, a partir de 1840, ou seja, bem depois da inauguração da loja de chás.

Imagem ilustrativa da imagem Como saborear um verdadeiro “afternoon tea”?
| Foto: Divulgação/Fabio Luporini

Hoje, obviamente, o chá da tarde ganhou versões e variações. A única coisa que não muda, talvez, seja o costume de parar no fim da tarde para fazer um lanchinho. E dizem que foi assim que essa cultura teve início com a Duquesa de Bedford, Anna, que tinha fome por volta das 16h ou 17h, já que o jantar só era servido às 20h. Então, seus empregados lhe serviam sanduíches, bolos e chás. Com o tempo, ela foi convidando as amigas e, rapidamente, esse hábito se espalhou entre a nobreza, chegando até a realeza.

Os  “finger foods” continuam sendo servidos, numa porcelana de três andares, com a regra de que se deve começar por baixo
Os “finger foods” continuam sendo servidos, numa porcelana de três andares, com a regra de que se deve começar por baixo | Foto: Divulgação/Fabio Luporini

Os mesmos “finger foods” continuam sendo servidos, numa porcelana de três andares, com a regra de que se deve começar por baixo. E foi assim que fiz, no Caffè Concerto, acompanhado de um casal de amigos. Curiosamente, o Caffè Concerto é um premiado restaurante italiano, que se adaptou muito bem entre o gosto inglês. Além do chá, pedimos um delicioso vinho branco, que harmoniza muito bem com as iguarias do chá da tarde, já que são parecidíssimas com as que se servem em coquetéis por aqui, no Brasil.

Debaixo para cima, degustamos os sanduíches, preparados com patês, seguido dos bolinhos, com cremes deliciosos e geleias, além dos doces, normalmente macarrons. Entretanto, existem opções mais robustas, com comidinhas com mais sustâncias. Apesar de que, embora tenhamos degustado um “afternoon tea” para duas pessoas, é possível tranquilamente dividir em três pessoas, cada qual satisfeita ao final. E olha que eu nem gostava de chá! Agora, entretanto, estou começando a mudar esse meu conceito, já que os que são preparados por lá têm sabores bem diferentes dos daqui.

Imagem ilustrativa da imagem Como saborear um verdadeiro “afternoon tea”?
| Foto: Divulgação/Fabio Luporini