O número 197 da Rua Arcindo Sardo, na zona norte de Londrina, está um pouco mais famoso. E mais gabaritado. Agora, a Lanchonete Carolli exibe o título de melhor boteco de Londrina, eleito pelo concurso Comida di Buteco, que leva em conta critérios como petisco, bebida gelada, limpeza do ambiente e atendimento. E vai representar a cidade na etapa nacional, que será depois de junho, quando jurados do Brasil todo devem visitar os estabelecimentos vencedores em cada região.

Eu não podia contar antes, mas, fui um dos jurados de um time pra lá de especialistas. Tive que vestir minha cara de pau para ir a cada boteco destinado “fingir” que não sabia do concurso, que queria experimentar o petisco. Tudo para não dar bandeira e poder avaliar de maneira imparcial cada um dos critérios do concurso. Não foi fácil, pois, afinal, muitos dos participantes a gente já conhece de vista, de nome, de já ter ido. De qualquer forma, o desafio é grande porque o nível dos petiscos, de fato, é alto.

No vencedor do concurso, por exemplo, que ganhou com uma porção de coxinha sem massa, fui designado para experimentar o petisco Frontera, elaborado a partir do ingrediente de um patrocinador: o queijo muçarela empanado no farelo do petisco ficou simplesmente maravilhoso. E já sugeri à Solange Carolli que não apenas mantenha a iguaria no cardápio, como teste a combinação com outros tipos de queijos, entre eles provolone, queijo coalho e outros mais consistentes.

O concurso mostra ainda que os botecos londrinenses não estão apenas em um patamar elevado, embora sempre possam melhorar seus quesitos. Mas, sobretudo, servem muito bem a uma população cada vez mais botequeira e exigente. Esse setor movimenta toda uma cadeia gastronômica e turística, o que envolve empregos, mão de obra, fornecedores, produtos e insumos. É um dos grandes motores da economia londrinense e está em plena retomada. Sem contar o turismo. Eu mesmo, enquanto experimentava um petisco em um dos bares elencados, vi gente de outras cidades, como o Rio de Janeiro e Curitiba, chegarem até o boteco para experimentar o prato do concurso.

Londrina só tem a ganhar com iniciativas como essa. Londrina só tem a ganhar quando o poder público não atrapalha e, em vez disso, possibilita que se mantenham e se estabeleçam iniciativas como essa. E que a cidade receba cada vez mais turistas em busca de um roteiro gastronômico delicioso!

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link