Certamente você já deve ter visto em filmes, série e até novelas algumas pessoas lendo o destino de outras através de uma xícara de café. Esse hábito ou costume nunca fez sentido para mim, pois, mesmo que eu me esforçasse para ler alguma coisa após tomar uma xícara de café, jamais consegui entender o que se via. Até conhecer o café turco e, a partir daí, tudo fazer sentido. A primeira vez que tomei uma xícara do tipo foi no Café Odebrecht, localizado no Espaço Dexis, na Gleba Palhano. De vez em quando vou lá para trabalhar, um local onde sou muito bem recebido.

LEIA TAMBÉM:

O que é, como e o que preparar com funghi secchi?

Uma visita ao passado e aos melhores vinhos de Valpolicella

E o Café Odebrechet, tradicional em Londrina, abriu uma cafeteria gourmet no espaço. Entre as opções, diversos tipos de extração de grãos. Escolhi o turco. Embora no cardápio tenha o aviso de que serve três xícaras, é mentira! Serve muito mais. Eu mesmo, que pedi sozinho, acabei tomando umas quatro e ainda sobrou café. Mas, vamos o que interessa. Comum não apenas na Turquia, mas, em todo o Oriente Médio, principalmente na região onde outrora se estendeu todo o Império Otomano, que inclui a Grécia, o Norte da África e os Balcãs, o café turco não é tão corriqueiro por aqui. Por isso achei diferente e resolvi experimentar.

O café turco é uma bebida muito concentrada, o ideal é usar xícaras pequenas e baixas
O café turco é uma bebida muito concentrada, o ideal é usar xícaras pequenas e baixas | Foto: Pixabay

O processo de extração é diferente. Preparado em uma cafeteira conhecida como “cezve”, um recipiente de cobre e latão com um cabo longo, normalmente de madeira, é servido a partir do grão do café moído, resultando numa bebida muito concentrada. Primeiro, coloca-se a água. Tem gente que adiciona açúcar. Eu, particularmente, dispenso-o. Depois, é preciso levar ao fogo até ferver. Quando isso acontecer, deve-se adicionar uma colher pequena do pó de café moído. Em seguida, o café deve ser fervido duas vezes. Entre uma fervura e outra, pode-se remover a espuma e, quando o processe terminar, pode-se adicionar uma colher de água fria, para que o pó desça mais rapidamente ao fundo.

Aliás, esse tempo é necessário antes de servir: deixar o pó assentar no fundo do “cezve”. E é importantíssimo servir sem filtrar o café. O ideal é utilizar xícaras pequenas e baixas. Da mesma maneira, quando o café é servido, a recomendação é esperar alguns segundos até um minuto até que o pó se deposite no fundo. E, enquanto a gente toma o café, jamais devemos mexer, justamente para evitar que o pó se espalhe. Quando a gente sentir na boca o grão moído, é sinal de que acabou e precisamos renovar a xícara.

E é justamente aí que reside a minha incompreensão do primeiro parágrafo. A leitura do destino, ou da sina, como dizem, é feita através da borra do café que permanece no fundo da xícara. Mas, isso só é possível quando o café é preparado a partir desse processo turco. Aí sim quem tem conhecimento da leitura do destino por meio da borra do café pode prepará-lo para compreender o destino do outro. Um processo conhecido como “kahve fali”, em turco. Ou, como chamamos por aqui, cafeomancia.