Bolinho de chuva frito na hora com um cafezinho passado fresquinho e com leite tirado da vaca pela manhã. Não tem cenário melhor para um fim de tarde depois de uma caminhada de mais de 14 km por trilhas e após uma visita a cinco cachoeiras na zona rural de Sengés. A queda d’água gelada sobre os ombros não apenas relaxa o corpo, mas, sobretudo, lava a alma. E pede repor as energias. Parada obrigatória está na fazenda onde mora a Tia Augusta, acostumada a cozinhar para aventureiros.

No início do ano, rodei o Paraná em busca de conhecer as cachoeiras mais lindas do mundo. Uma das paradas é a trilha das cachoeiras, em Sengés, que, na realidade, tem sete quedas. Entretanto, nosso guia nos levou a apenas cinco. E isso já foi um dia inteiro de caminhada. Seo Mário é de Itararé, em São Paulo, na divisa com o Paraná. E foi ele quem nos recomendou o cafezinho da tia Augusta. Imperdível. Passamos pela manhã para encomendar e voltamos no fim do dia para degustar.

À mesa farta, bolinhos de chuva, pão caseiro, queijo preparado com o mesmo leite tirado da vaca logo cedo, além de leite, geleias e doce de leite, assim como um queijo empanado e frito na hora e um café preto. Um verdadeiro banquete, num verdadeiro paraíso. A casa da Tia Augusta funciona como uma espécie de base para quem decide se aventurar pelo meio do mato em busca de conhecer as belezas naturais de Sengés. Um local ainda pouco explorado em vista do potencial que tem.

A fazenda serve ainda cafés da manhã, almoço e até janta para quem quiser, pedir e encomendar. E também recebe campistas que preferem passar a noite numa barraca. O passeio vale a pena com o Seo Mário (15-99797-4052, falar com o filho dele, o Marinho) e com o café da tia Augusta (43-99847-4274). Com essa dupla, os aventureiros estão em boas mãos. Sem contar que o café da tarde na fazenda, além de bucólico é muito gostoso e nostálgico.

Para você ter uma ideia, normalmente me sinto estufado comendo queijos e tomando leite por aqui.Com o leite, doce de leite e o queijo da tia Augusta, tudo vindo direto da vaca, não senti absolutamente nada. Tomaria todo dia se fosse preciso. Já deu saudade do cafezinho preparado! Quem sabe eu não volte para a fazenda celebrar algum casamento? Afinal, o local também tem potencial para festas e eventos! Basta uns ajustes aqui ou ali e fica pronto para receber convidados.