Entrada, prato principal e sobremesa por R$ 89,90. Parece até brincadeira de bom gosto, mas, é a realidade. Uma excelente gastronomia a preço acessível. É o que proporciona o 26º Curitiba Restaurant Week, que encerra neste domingo (10), na capital paranaense, com mais de 30 estabelecimentos participantes. Na minha última passada por lá, visitei um deles e me deliciei com o menu proposto pelo chef. O Scavollo (Alameda Augusto Stellfeld, 1642, no Bigorrilho) é uma casa tradicional que existe desde 1984 e se modernizou ao longo do tempo. Valeu cada centavo.

Nas entradas, era possível escolher entre um ceviche com chips de batata doce ou uma polenta cremosa com ragu de salame italiano. Escolhi o segundo e pude degustar uma das melhores versões de polenta que eu já experimentei na vida. Aliás, só esse prato já satisfaz quem come pouco ou quem não está com muita fome. Depois, no prato principal, era preciso escolher entre três opções: cavatelli ao pesto de pistache e burrata; ravioli de bachalhau no azeite extra virgem, brócolis, azseitonas pretas e tomates frescos; ou cupim assado no molho rosso, com purê de aipim, mini cebolas e crispy de couve.

Olha, eu bem que poderia ter escolhido a primeira opção, para conhecer e descobrir o que seria esse pesto de pistache. Mas, preferi uma baita de uma proteína com o cupim, que simplesmente desmanchava na boca. Muito macio, harmonizou perfeitamente com o purê e foi incrementado com o crispy de couve, potencializando o sabor e a combinação. Não reparei se tem esse prato no cardápio normal, mas, se não tiver, o restaurante deveria incluí-lo.

Por fim, a sobremesa podia ser um millefoglie com creme de doce de leite, chantilly, banana caramelizada e sorvete de creme ou, então, um mousse de limão siciliano com crumble doce e calda de frutas vermelhas. Minha queda pelo limão siciliano me obrigou a escolher o mousse. Mas, por sorte, consegui experimentar um pouco da outra sobremesa. Simplesmente divinas! Duas criações que mereciam ganhar o cardápio principal. Em tudo, o primo Ivo Lopes Júnior harmonizou com um vinho tinto argentino Norton D.O.C. malbec, ao mesmo tempo encorpado e equilibrado no paladar.

Infelizmente, Londrina e o restante do interior do Paraná carecem de semanas e eventos como esse, em que os restaurantes participantes criam pratos e estabelecem um preço mais acessível. Aqui já tivemos Bom Gourmet e Baixa Gastronomia, mas, não vi mais iniciativas como essa, a não ser o nichado Comida di Buteco, nesse ano. Entendo e compreendo que, para o estabelecimento, nem sempre é vantajoso, mas, ao mesmo tempo, é uma maneira de atrair um público diferente, um cliente novo. Para o consumidor, por sua vez, é a oportunidade de conhecer um restaurante que ele não teria a oportunidade de ir não fosse o preço mais acessível. Que tenhamos mais movimentos assim por aqui e em todo o Paraná.