A burrata é um aperitivo para beliscar ou um tipo de patê para passar no pão, na crostata ou na torrada? Muita gente ainda tem dúvidas acerca dessa iguaria italiana nascida na região da Puglia, conhecida como o “calcanhar da bota”, no mapa da Itália. De qualquer maneira, o item gastronômico tem se popularizado no Brasil e deixou de ser sinônimo de lugar chique para ganhar um espaço cativa na mesa das reuniões familiares e entre amigos.

Como defini-la? A burrata é uma espécie de bolinha de queijo mozarela, com uma capa mais dura e crocante recheada por uma massa fresca produzida pelo mesmo queijo, com creme de leite. Originalmente, a iguaria era produzida com queijo feito a partir de leite de búfala, mas, justamente a sua popularização a levou a ser produzida também com queijo de leite de vaca. Há pessoas que aproveitam para regar a burrata com um molho pesto de manjericão ou de azeitonas.

Imagem ilustrativa da imagem Afinal, o que é burrata?
| Foto: Pixabay

De fato, as possibilidades são muitas. Uma rápida navegada pela internet já nos dá ideias das mais deliciosas. Para além da burrata que se come em pequenos pedaços de aperitivo ou lambuzando o creme macio de dentro no pão, é possível até coloca-la no meio de uma autêntica e tradicional pizza italiana. Por que não? Com certeza o calor do forno poderá derretê-la e inundar a pizza de recheio. Ou, então, deixá-la para o final, a fim de cortá-la e comer com o pedaço de pizza.

Tem gente ainda que rega a burrata de azeite e que joga por cima umas lascas de castanha do Pará ou pedaços de castanha de caju. Delicioso, não? Outro dia, no entanto, degustei uma burrada de um jeito um tanto quanto diferente. Estávamos num grupo de amigos em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, na MaCarone’s Trattoria, uma cantina tipicamente italiana, com um cardápio muito ligado ao Sul da Itália. Entre as opções de entradas, uma salada de burrata. Isso mesmo! Uma burrata plantada bem no meio de um prato lindo com alface, rúcula, tomate, azeitona, cenoura, entre outros itens.

LEIA MAIS

Um pedaço da Itália no Brasil

Aliás, uma ideia completamente reproduzível em casa, incluindo os ingredientes que a gente mais gostar. Dá até para colocá-la no meio de um delicioso espaguete ao alho e óleo ou ao molho sugo. E, também, incluir uns tomates confit. Já pensou degustar com um ratatouille? Deve ficar divino! O importante é poder experimentar as mais variadas maneiras de saborear essa delícia italiana. E, claro e sem dúvidas, com um bom vinho para acompanhar!...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link link