A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Distrito de Lerroville, na zona sul de Londrina, voltou a atender a população na manhã desta segunda-feira (29), após a conclusão da reforma. As obras foram autorizadas em novembro de 2018, sendo que o primeiro prazo venceu em abril de 2019. No entanto, a prefeitura teve que realizar uma nova licitação e as obras foram concluídas agora.

A unidade fica na rua Santos, 181, esquina com a rua Presidente Castelo Branco, e a última vez que ela passou por uma grande reforma foi em 2000. Entre as melhorias realizadas no espaço estão troca do telhado, adequação do piso, pinturas interna e externa, reformas nos banheiros e substituição de vidros quebrados, dos rufos e calhas, das portas da unidade e das esquadrias. As instalações elétrica e hidráulica foram reparadas e foram instaladas luminárias de LED para garantir mais iluminação no local.

As bancadas, os armários e a comunicação visual da UBS também foram todos trocados por novos. Nas salas de atendimento foram instalados ventiladores e aparelhos de ar condicionado. A calçada do entorno foi recuperada e construída uma rampa de acesso com corrimão à unidade. Outra novidade foi a construção de um abrigo para os resíduos.

A prefeitura aplicou aproximadamente R$ 400 mil nesta reforma, resultado de uma parceira entre a Sesa (secretaria de Estado da Saúde) e secretaria municipal de Saúde. A contrapartida estadual foi de R$ 150 mil.

O local estava em obras desde 2018, visto que a execução das melhorias precisou ser interrompida pelo descumprimento dos deveres por parte das empresas responsáveis, situação que gerou o rompimento contratual. A construtora que finalizou os serviços foi a N. Ferreira dos Santos, em 29 de julho deste ano. Durante as obras, a população foi atendida na Associação Desenvolvimento Comunitário de Lerroville.

LEIA TAMBÉM:

= Cerca de 40% do lixo que vai para o aterro de Londrina é orgânico

= Terminal provisório será instalado para obras no Acapulco

PÚBLICO ATENDIDO

A UBS de Lerroville atende cerca de 5.000 pessoas residentes no distrito. Para isso, o serviço conta com uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde e 19 profissionais de saúde, que atendem a população nos serviços de enfermagem, odontologia, fisioterapia, clínica-médica, de vacinação, inalação, pré-natal e puerpério.

As equipes também atuam em casos de emergência e urgências, o que é um diferencial da unidade com relação às UBSs da zona urbana. Como a UBS de Lerroville fica longe dos hospitais, ela serve de apoio para a população nos casos urgentes. Ela funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

OUTRAS MELHORIAS

Além da reforma da unidade básica, a prefeitura trocou do ponto de ônibus, que fica em frente à UBS, realizou o recape asfáltico e fez a pintura viária.

A praça localizada na avenida Dr. Gustavo Avelino Correia, em frente à Paróquia Santa Izabel (entre as ruas Presidente Castelo Branco e Bahia) também foi reformada e, agora, contém um espaço de lazer e descanso para a população, um novo parquinho infantil e uma academia ao ar livre. O mobiliário urbano também tem nova pintura, as calçadas foram recuperadas e adequadas, e a iluminação pública agora é de LED, que é mais eficiente e econômica. (Com informações do N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1